O Site do Hardware Livre - OSHW

Kit RFID de Desenvolvimento Seguro de Criptografia (COM383)

A Atmel Corporation (www.atmel.com) em conjunto com a Melexis (www.melexis.com) lançou em 2006 um kit de desenvolvimento inédito, o Yuma+, para RFID sem contacto para transações altamente seguras. O kit é baseado nos chips da Atmel CryptoRF, com mecanismo internos de criptografia de 64 bits embutidos.

Com os sistemas desenvolvidos pelo kit Yuma+ os desenvolvedores poderão entender profundamente os detalhes complexos de criptografia,de modo a poder desenvolver sistemas seguros que dependam de autenticação mútua e encriptografia de dados. O kit também elimina a necessidade de se entender o padrão ISO14443B de RFID dando uma solução direta.

Com isso os desenvolvedores de sistemas seguros ganham tempo em seus projetos. O Yuma+ inclui uma placa módulo e uma placa de interface. A placa módulo contém um microcontrolador AVR ATMega168, um transceptor MLX90121e uma conectividade simples SPI de modo a ser conectada a uma antena de 50 Ω. A placa de interface conecta-se a um PC através da USB de modo a se obter uma plataforma de avaliação do módulo.

Além disso o Yuma+ vem com um CD de software, arquivos de layout de placa e uma imagem binária do firmware para integração rápida. Dentre as aplicações possíveis para o MLX90121 usado nesta placa temos:

* Terminais portáteis de dados

* Leitores de controle de acesso

* Terminais de pagamento sem contacto

* Impressoras de etiquetas inteligentes

Na figura 1 temos o diagrama de blocos de uma aplicação funcional do MLX90121 usado nesta placa de desenvolvimento.

 


 

 

O MLX90121 consiste num transceptor RFID completo de acordo com as normas ISSO. Este dispositivo possui recursos de controle da profundidade de modulação, onde uma única subportadora ASK, FSK e PSK são reconhecidas no modo de leitura. O receptor é baseado num detector de envolvente por diodo, seguido de um filtro e FI e um amplificador.

O amplificador logarítmico é usado para a detecção de uma única subportadoras ASK assegurando assim uma recuperação de dados limpa. A as[ida limitadora e o amplificador logarítmico são usados para a recuperação de sinais FSK e PSK.

Um circuito completo para operação na faixa de 13,56 MHz é dado na figura 2.

 


 

 

O transmissor usa um transistor com saída em coletor aberto que pode fornecer até 250 mW de potência de RF a uma carga de 50 Ω, com uma alimentação de 5 V, usando a rede de acoplamento recomendadas. Esta configuração é apropriada para aplicações de curto alcance.

O chip é configurado por uma interface serial. Um sinal de sincronização está disponível para esta finalidade. A parte digital contém decodificadores ASK, FSK (423/484 kHz) e PSK (847 kHz) e um encoder para facilitar o manuseio dados com um microcontrolador de baixo custo. O encoder pode ser programado com 6 padrões diferentes. O chip também pode ser usado num modo analógico direto. O diagrama de blocos desse componente é mostrado na figura 3.

 


 

 

Informações completas sobre a utilização desse componente pode ser obtida no datasheet disponível no site da Melexis.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novidades de Outubro (OP196)

Ainda repercutindo nosso mês de aniversários, completamos o mês com a participação da IoT Latin America 2019 onde atendemos nossos amigos no estande da Mouser Electronics. Como sempre, tivemos a satisfação de encontrar amigos, colaboradores e clientes, trocando ideias sobre negócios e o futuro da tecnologia.

 

Leia mais...

Trem
A melhor maneira de pegar um trem é perder o precedente.
O. K. Cersterton (1874 - 1936) - Citado em entrevista no O Estado de São Paulo - 1983 - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)