Apresentamos neste artigo um simples oscilador para prática de telegrafia que fornece excelente potência para um alto-falante comum, tem tonalidade agradável e frequência ajustável. O circuito é alimentado por pilhas e pode ser facilmente instalado numa pequena caixa acústica.

O exame de radioamador e de algumas categorias de profissionais de telecom exige o conhecimento de telegrafia e isso não se refere simplesmente a teoria.

Assim, o candidato deve ter um bom treino tanto na recepção como na transmissão de sinais, o que exige um meio eficiente para sua prática.

O que se utiliza normalmente para esta finalidade é um oscilador de áudio que pode excitar um alto-falante e através dele ser feita a prática e aprendizado do Código Morse.

Neste artigo descrevemos um simples oscilador que se tornará um auxiliar importante de estudo para os leitores interessados em aprender telegrafia.

O circuito tem como elementos básicos apenas circuitos integrados e um transistor , excitando com bom volume um alto-falante de 8 ohms.

A alimentação, feita com pilhas comuns, torna o aparelho bastante compacto e totalmente compacto e portátil.

O que temos basicamente é um oscilador com uma porta disparadora das 4 existentes num integrado CMOS de baixo custo do tipo 4093.

Esta porta exige apenas um resistor e um capacitor para oscilar, produzindo um sinal retangular de excelente qualidade.

No nosso circuito, além do resistor e do capacitor, acrescentamos um potenciômetro para ajuste da freqüência e assim permitir que o praticante tenha um controle de tonalidade para o som.

O sinal gerado pelo disparador é levado a uma segunda porta que atua como buffer isolando o setor de oscilação da etapa de potência.

Com isso, temos um sinal estável que é aplicado à base de um transistor NPN de potência do tipo BD135.

No coletor deste transistor está o alto-falante que tem por função reproduzir o som.

A manipulação do sinal é feita diretamente na fonte de alimentação, controlando sua corrente, que é da ordem de algumas dezenas de miliampères.

Na figura 1 temos o diagrama completo do nosso aparelho.

 

   Figura 1 – Diagrama do oscilador
Figura 1 – Diagrama do oscilador

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso.

 

   Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

 

O transistor deve ser dotado de um pequeno radiador de calor.

Caso o leitor queira alimentar o aparelho com uma fonte externa, ela poderá ter tensões até 12 V, caso em que a potência sonora ficará consideravelmente aumentada.

Para o integrado sugerimos a utilização de um soquete DIL, pois isso não só facilita sua troca em caso de necessidade como evita os problemas do excesso de calor no momento da soldagem.

Na figura 3 temos uma sugestão de montagem em pequena caixa acústica, onde existe um alto-falante de 10 cm de bom rendimento.

 

   Figura 3 – Sugestão de caixa para a montagem
Figura 3 – Sugestão de caixa para a montagem

 

O potenciômetro P1 não é crítico, podendo ser utilizados tipos de 100 k ohms, com maior faixa para o ajuste das frequências dos sons gerados.

As pilhas devem ser médias ou grandes para maior autonomia de funcionamento, e o manipulador pode ser do tipo profissional como tanto improvisado a partir de um sistemas de lâminas.

Para testar o oscilador, basta colocar as pilhas no suporte e apertar M1.

Ajuste então P1 para que o som reproduzido no alto-falante o tenha a tonalidade desejada.

Para prática tenha em mente as regras básicas seguidas na transmissão e recepção de sinais.

Treine inicialmente só as letras e símbolos, para depois passar a palavras e frases.

Procure manter sempre o ritmo na transmissão.

O treinamento com um parceiro é sempre melhor, pois possibilita a divisão de tempo em partes iguais para a recepção e transmissão.

 

CI1 - 4093 - circuito integrado

Q1 - BD135 -transistor NPN de potência

M1 - manipulador

B1 - 6 V - 4 pilhas médias ou grandes

FTE - 8 ohms - alto-falante

P1 - 47 k ohms ou 100 k ohms - potenciômetro

 

Resistores: 1/8 W ou 1/4 W, 10 ou 20%

R1 - 10 K ohms

R2 - 4,7 K ohms

 

Capacitores:

C1 - 22 nF - cerâmico ou poliéster

C2 - 100 uF x12 V - eletrolítico

Diversos: placa de circuito impresso, suporte de pilhas, caixa para montagem, soquetes para o integrado, radiador de calor para o transistor, fios, solda etc.