Garagens apertadas são um problema para possuidores de veículos grandes. Com o dispositivo eletrônico que descrevemos os problemas de estacionamento nestes casos são resolvidos.

Obs. Na época em que este artigo foi escrito (1993), não haviam ainda as câmeras de ré, hoje equipando a maioria dos veículos grandes de luxo. No entanto, o circuito pode ser usado em robôs e outros automatismos.

 

Trata-se de um simples porém utilíssimo aviso ou alerta de estacionamento que faz acender uma luz vermelha de PARE no momento em que seu carro chegar a posição ideal dentro de uma garagem sem tocar numa parede ou em outro objeto.

O sistema se baseia num sensor foto-elétrico que detecta a posição do carro acionando uma lâmpada de aviso no momento em que isso ocorre.

Na condição de espera o consumo é muito baixo o que permite que ele ñque permanentemente ligado.

Simples de montar e instalar ele não usa sensores mecânicos, é seguro e eficiente.

 

CARA CTERÍSTICAS

Tensão de alimentação: 110/220 V c.a.

Consumo: 10 W (min) em operação 5 W - em espera

 

Uma lâmpada de baixo consumo numa pequena caixa fechada é posicionada de modo a iluminar um sensor (LDR) conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Princípio de funcionamento
Figura 1 – Princípio de funcionamento

 

Montado num tubo, o sensor tem ação direcional e só responde à lâmpada. Quando um carro atingir a posição ideal de estacionamento ele corta o feixe de luz, e isso provoca o acionamento do circuito.

O circuito consta basicamente de um SCR que tem em seu anodo a lâmpada vermelha de alerta que fica posicionada em local que o motorista possa ver.

Ajustamos então P1 do circuito de modo que, com o LDR iluminado a tensão na comporta (g) do SCR não seja suficiente para o disparo.

No momento em que a luz é cortada a resistência do LDR aumenta a tensão na comporta do SCR fazendo com que ele dispare alimentando a lâmpada indicadora.

O circuito é muito sensível de modo que a lâmpada de excitação pode ser de baixo consumo. O SCR, por sua vez admite cargas de até 3 A, mas para menor consumo, e como não precisamos de mais potência indicamos lâmpadas coloridas de 5 a 40 W.

Na figura 2 temos o diagrama completo deste interessante e útil aparelho.

 

   Figura 2 – Diagrama do aparelho
Figura 2 – Diagrama do aparelho

 

A disposição dos componentes com base numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Placa para a montagem
Figura 3 – Placa para a montagem

 

Um pequeno radiador de calor é recomendado para o SCR somente se for usada uma lâmpada de mais de 40 W na sinalização.

O SCR deve ter sufixo B se a rede for de 110 V e sufixo D se a rede for de 220 V.

Para a prova de funcionamento, basta ajustar P1 para que a lâmpada X2 permaneça apagada e depois, colocando a mão na frente do,LDR de modo que ele não receba luz momentaneamente, verificar se a lâmpada acende.

Observamos que, como o SCR é um dispositivo de controle de meia onda, a lâmpada X2 deve acender com um brilho menor que o normal.

Comprovado o funcionamento, o LDR e a lâmpada X1 devem ser instalados de tal forma a não haver influência da luz ambiente e de haver o corte de luz apenas na posição exata de estacionamento.

A colocação do LDR num tubinho opaco com uma lente convergente (aumento) aumenta a diretividade.

 

 

Semicondutores:

SCR - TlC106-B (110 v) ou TlC106-D (220 v) – Diodo controlado de silício

D1 - 1N4002 ou equivalente - diodo de silício

 

Resistores: (1 /8 W, 5%)

R1 - 47 k ohms

R2 - 22 k ohms

P1 e 100 k ohms - potenciômetro ou trimpot

 

Diversos:

C1 - 10 nF - capacitor de poliéster

S1 - interruptor simples

F1 - 1 A - fusível

X1 - 5 W x 110 ou 220 V c.a.. – lâmpada branca

X2 - 5 a 40 W - 110 ou 220 V – lâmpada incandescente vermelha

LDR - LDR - redondo comum

Placa de circuito Impresso, caixa para montagem, soquetes para as lâmpadas, pequeno radiador de calor para o SCR, fios, solda, etc.