Monte um simples alarme com apenas um SCR como elemento principal para proteger seu patrimônio de maneira econômica e eficiência.

Os reed-switches são interruptores de lâminas que podem ser acionados pelo campo magnético de uma bobina ou imã, conforme sugere a figura 1.

 

   Figura 1 – Reed switches
Figura 1 – Reed switches

 

Podemos manter um reed-switch fechado pela proximidade de um imã. Se o imã for afastado do reed-switch ele abre seus contatos.

Prendendo em lugar fixo (batente de porta ou janela) o reed-switch e na parte móvel um pequeno imã teremos um eficiente alarme para a proteção de entradas. A movimentação da porta ou janela, afasta o reed-switch do imã e o alarme é acionado.

Temos então o circuito proposto que é mostrado na figura 2.

 

Figura 2 – O circuito do alarme
Figura 2 – O circuito do alarme

 

Os reed-switches permanecem todos fechados na condição de espera, desviando uma pequena corrente para a terra, evitando que o SCR seja disparado.

Se qualquer um dos reed-switches for aberto (pela ação do intruso) a corrente pode chegar ao SCR (comporta) e dispará-lo.

Com o disparo o relê K1 fecha seus contactos ativando o alarme e assim permanece até que S1 seja desligado e ligado novamente.

Veja que, pelas características do SCR, não adianta fechar a porta ou janela novamente depois do disparo, pois o SCR não desliga.

A corrente de repouso é dada pelo valor de R1 e fica em torno de 0,2mA para uma alimentação 12 V e 0,1mA para 6 V o que significa uma durabilidade ilimitada para as pilhas, se forem usadas na alimentação.

O consumo maior só ocorre no momento do acionamento do relê.

O terminais A, B e C são ligados ao circuito externo de aviso.

Veja o leitor que damos a colocação de apenas 3 reed-switches em série no diagrama, mas nada impede que no projeto final tenhamos mais unidades.

Na figura 3 damos a placa de circuito impresso.

 

Figura 3 – Placa para o projeto
Figura 3 – Placa para o projeto

 

 

SCR - MCR106, CI06 ou TIC106 – SCR comum

D1 - 1N4I48 ou equivalente - diodo de uso geral

K1 – Relé de 6 V ou 12 V

R1 – 47 k X 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, laranja)

R2 – 1 k X 1/8 W - resistor (marrom, preto, vermelho)

S1 - interruptor simples

B1 - 6 ou 12 V - pilhas ou fonte de alimentação

Diversos: reed-switches e ímãs, suporte para pilhas, placa de circuito impresso, fios, solda, etc.