A CML Microcircuits (www.cmlmicro.com) dispõe na sua linha de produtos, o circuito integrado CMX673 que consiste num detector de tom que encontra uma ampla gama de aplicações em que essa função deva ser implementada. Com a revisão em 2012 devemos acrescentar que é importante verificar a disponibilidade do componente antes de se pensar na sua utilização em um novo projeto.

Esse componente é fornecido em invólucro SOIC de 16 pinos, operando na faixa de sinais de 315 a 650 Hz. Seu uso básico é na detecção do estado de tons encontrados na realização de uma chamada telefônica.

Esses tons incluem o tom de discagem, circuito ocupado, tom de chamada, estação ocupada e outros. O estado da chamada é obtido pelo exame da cadência de tais tons.

Na figura 1 temos uma aplicação sugerida pela CML.

 

 

Nessa aplicação temos o modo de se usar o circuito para detectar o tom de discagem e tons secundários num modem de dados automático.

Observe a existência de dois outros circuitos integrados da CML que fazem as funções de modem e de discadores DTMF.

Uma segunda aplicação é mostrada na figura 2, consistindo num monitor de detalhamento de chamada num sistema de tarifação.

O circuito detecta o sinal chamado e em sua função, faz roda o programa que determina a tarifa a ser impressa a partir de um microcomputador.

 

 

O circuito da figura 3 tem por finalidade fazer o roteamento de chamadas num sistema de discagem de alta velocidade, também com base num microcomputador.

 

 

Finalmente, na figura 4 temos uma aplicação cuja finalidade monitorar os sinais de uma linha telefônica através de um microcomputador.

 

 

Datasheet do CMX673