Um dos problemas das lâmpadas de LEDs é que elas utilizam circuitos inversores que atuam como fontes de corrente constante e que não são compatíveis com dimmers usando triacs. Assim, não é possível controlar o seu brilho usando um dimmer comum, o que limita bastante sua utilização em aplicações domésticas. A Texas Instruments em seu documento técnico SNVS57k apresenta uma solução para este problema, através de seu circuito integrado LM3445, um driver de LEDs compatível com dimmers usando triac. Neste artigo apresentamos este novo componente com um resumo da documentação original que pode ser baixada a partir do site da Texas (www.ti.com), no formato PDF. Mais informações podem ser obtidas na Texas Instruments no Brasil.

O circuito integrado LM3445 da Texas Instruments consiste num controlador de corrente constante tipo buck para aplicações AC/DC (controle de LEDs) projetado para ser compatível com a utilização em dimmers que usam triacs.

O Lm3445 fornece uma corrente constante para acionamento de LEDs de alta potência, como os usados em lâmpadas de LEDs. Suas características possibilitam seu uso em dimmers com triacs do tipo comum.

A arquitetura deste circuito integrado exige poucos componentes passivos externos, de pequenas dimensões. Ele ainda inclui ainda um circuito bleeder de modo a proporcionar operação correta do triac, nos intervalos em que a tensão da rede passa pelas transições de baixo valor, o que impede o disparo deste componente de potência.

O circuito também inclui a correção do fator de potência de modo a drenar a corrente da rede de energia de forma correte, com o melhor aproveitamento da energia.

Ele ainda inclui uma proteção térmica que leva o circuito ao shutdown em caso de sobrecarga, limitação de corrente e travamento na condição de sub-tensão.

O Lm3445 pode operar com tensões de entrada de 80 Vac a 277 Vac, e sua capacidade de controle de LEDs é maior que 1 A. A frequência de chaveamento é ajustado e a corrente quiescente é muito baixa.

Dentre as aplicações sugeridas pela Texas temos o retro fit de dimmers com triacs, que podem ser usados no controle de lâmpadas de LEDs, iluminação com lâmpadas de LED tanto comercial, industrial como residencial.

Na figura 1 temos a configuração básica do circuito, sugerida pelo fabricante.

 

Figura 1 - Configuração básica para o Lm<sup>3</sup>445
Figura 1 - Configuração básica para o Lm3445

 

Observe que o dimmer com triac é conectado da forma tradicional, em série com o sistema de acionamento dos LEDs.

O LM3445 é fornecido em invólucros de 10 e de 14 pinos, com a pinagem mostrada na figura 2.

 

Figura 2 - Pinagem do Lm<sup>3</sup>445.
Figura 2 - Pinagem do Lm3445.

 

Na figura 3 temos a curva de eficiência do circuito em função da tensão da rede.

 

Figura 3 - Eficiência para 10 e 14 LEDs ligados em série
Figura 3 - Eficiência para 10 e 14 LEDs ligados em série

 

Um outro recurso importante deste componente é que um único controlador pode ser utilizado para diversos controles de LEDs, conforme mostra a figura 4.

 

Figura 4 - Um único controlador pode controlar diversos acionadores de LEDs
Figura 4 - Um único controlador pode controlar diversos acionadores de LEDs

 

Um circuito de controle de 7 LEDs com corrente de 400 mA para tensões de entrada de 90 V a 135 V é dado na figura 5.

 

Figura 5 - Circuito prático fornecido pela Texas Instruments para o Lm<sup>3</sup>445MM
Figura 5 - Circuito prático fornecido pela Texas Instruments para o Lm3445MM

 

A Lista de materialfornecida pelo fabricante é dada a seguir:

 

 

Para obter informações sobre equivalentes, principalmente os NFETs e o transistor PNO, recomendamos consultar a Texas Instruments.