Este artigo descreve ao mesmo tempo um projeto e uma experiência para a escuta remota bastante interessante. Com a ajuda de um amplificador e um fone de ouvido, descrevemos o modo de se transmitir sons través de paredes. Estes sons tanto podem ser uma gravação de um CD como os sons captados por um microfone oculto.

Os sistemas de transmissão de sinais por indução são utilizados em espionagem, pois eliminam, a necessidade de um fio entre o local em que está o microfone e o local em que o espião com o fone de escuta.

Desta forma, descoberto o microfone, é difícil encontrar o local em que pode estar o espião.

A nossa experiência mostra como funciona este sistema de escuta ou transmissão por anel indutivo, podendo ser implementado de maneira simples para demonstrações ou ainda para um sistema de som remoto de equipamento de som.

A idéia básica é aplicar a saída de um amplificador a uma grande bobina, de modo que ela produza um campo magnético forte que possa ser captado a uma boa distância.

Para um amplificador potente, e um sistema sensível de captação, esta distância pode ultrapassar os 3 metros.

Para o nosso caso, como o sistema é bastante simples teremos um alcance menor, mas como paredes são bem mais finas do que isso, o sinal poderá atravessá-las com facilidade.

Poderemos transmitir música através de parede ou mesmo elaborar um sistema de comunicações sem fio com um par de receptores e transmissores.

 

Como Funciona

O princípio de funcionamento é fácil de entender: aplicando-se o sinal de saída de um amplificador a uma bobina feita com algumas espiras de fio comum, temos a criação de forte campo magnético com as mesmas características da corrente que circularia num alto-falante.

Como essa corrente corresponde aos sons amplificados, o campo transporta esta informação e pode atravessar objetos como paredes e pisos.

Para captar o sinal, tudo o que precisamos é de uma segunda bobina com muitas espiras de fio fino esmaltado.

O campo magnético criado pela bobina transmissora ao cortar as espiras da bobina receptora induz correntes com as mesmas características do som original.

Temos então duas possibilidades para recuperar o som original: podemos ligar esta bobina a um simples fone de ouvido (que deve ser do tipo sensível de cristal ou piezoelétrico) ou ainda à entrada de um amplificador.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do sistema com fone de cristal.

 

   Figura 1 – Diagrama do sistema
Figura 1 – Diagrama do sistema

 

Na figura 2 mostramos o aspecto da montagem.

 

  Figura 2 – Aspecto da montagem
Figura 2 – Aspecto da montagem

 

A bobina L1 é formada por 5 a 10 voltas de fio comum com diâmetro que pode variar entre 40 cm de 2 m.

Esta bobina é ligada à saída do amplificador, que se tiver mais de 1 W deve ter um resistor de 10 Ω x 10 W ligado em série, conforme mostra a figura 3.

 

    Figura 3 – Ligando um resistor de proteção
Figura 3 – Ligando um resistor de proteção

 

A bobina receptora é um transformador de alimentação comum ou de saída de velhos aparelhos valvulados do qual tenha sido retirado o número.

No caso do transformador de força, fazemos a ligação do fone no enrolamento primário.

É muito importante que o fone seja de alta impedância, pois outros tipos de fone não vão funcionar.

Na figura 4 mostramos o modo de se utilizar o sistema numa comunicação através de uma parede.

 

   Figura 4 – Comunicação através da parede
Figura 4 – Comunicação através da parede

 

 

L1 – 5 a 10 voltas de fio comum – ver texto

L2 – enrolamento de transformador – ver texto

X1 – Fone de cristal

R1 – Resistor de 10 Ω x 10 W

Diversos:

Fios, solda, caixa para montagem do receptor, etc.