NOSSAS REDES SOCIAIS -

Ponte H Completa usando transistores bipolares complementares (MEC330)

Este artigo foi retirado do meu livro Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos e também de artigos anteriores em outras publicações, com pequenas atualizações (*). Ele mostra uma ponte H ideal para controlar motores DC e pode ser usada como um shield.

 

MEC203S

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

 

Esse circuito é a ponte H verdadeira ou completa e usa quatro transistores bipolares para fazer com que um motor de corrente contínua avance e retorne. O bloco completo é mostrado na Figura 1.

 

A sensibilidade depende dos transistores usados no circuito. Para o par BD135 / 136, motores até 1 A podem ser controlados. O ganho do transistor possibilita o controle de fontes de corrente de aproximadamente 5 mA ou menos.

Usando o TIP31 e o TIP32, como o ganho é menor, você precisará de mais corrente para controlar um motor de 1 A. Em alguns casos, o valor do resistor deve ser reduzido para 470 ohms. Sugerimos que o leitor experimente com o resistor para encontrar o melhor valor para a aplicação.

Para aplicações como blindagem, os valores são ideais e a fonte de alimentação pode ser separada para o microcontrolador.

Os valores indicados (1 kohms para R1 e R2) são adequados quando a fonte do sinal é um circuito lógico TTL ou CMOS.

A tabela a seguir fornece a lógica de controle para este bloco:

 


 

 

As tabelas apresentadas nos artigos anteriores deste site são válidas ao utilizar o transistor NPN e PNP, de acordo com a corrente drenada pelo motor. Dependendo do motor, um capacitor também é necessário em paralelo, e o transistor deve ser alterado para alcançar a operação correta.

 

Figura 1 - Ponte completa usando transistores bipolares complementares.
Figura 1 - Ponte completa usando transistores bipolares complementares.

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Grande Irmão
O Grande Irmão está observando você. (Big Brother is watching you.)
Orwell (1903 1950) - 1984 - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)