IoT e Big Brother (TP027)

Um tema em alta em nossos dias é a Internet das Coisas ou IoT. Com a disponibilidade de componentes especialmente criados para este tipo de aplicação, o projetistas que está em busca de um novo produto para sua empresa ou de um projeto para seu TCC conta hoje com possibilidades infinitas. Veja neste artigo algumas ideias.

A ideia de se incluir acesso à internet em objetos de uso comum não é nova. Com as conexões sem fio disponibilizadas na forma de pequenos chips, e o aumento de pontos em que uma conexão à internet é disponibilizado, praticamente em todos os lugares que frequentamos, inclusive nossa casa, objetos poderão adquiri uma inteligência maior e mais do que isso, conversar uns com os outros e com seus proprietários.

Isso significa que apenas a imaginação de cada um limita o tipo de objeto que pode aceitar de forma útil uma conexão à internet.

Costumamos falar em nossas palestras da torradeira que acessa a internet para imprimir a previsão do tempo numa torrada e o robô que caça lesmas num jardim que foram criados há vários anos, mostrando o que a imaginação dos criadores pode fazer.

Mas, estes exemplos são apenas o começo. Existe ainda muito por se fazer e os objetos podem também incluir seres vivos como a Internet dos Animais e a Internet das plantas.

De fato, não apenas objetos podem ser conectados à internet, mas também nosso cachorro, nossas plantas e muito mais.

Em palestras que fizemos falamos de plantas que possuem sensores capazes de perceber (de forma não bem conhecida ainda) reações das pessoas que cuidam delas e em alguns até seu estado de humor.

Tratamos então da possibilidade de termos um vasinho de plantas em nossa casa que nos avisa sobre o nosso estado de humor ou de outras pessoas, enviando um sinal pela internet.

Neste ponto contamos a estória de alguém que presenteia sua esposa com um vazo de flor conectado à internet (sem que ela perceba) e que ela, alegremente coloca janela de sua cozinha.

E, um dia saindo do trabalho, e enviada pela planta uma mensagem de alerta: sua esposa está de mau humor. Cuidado ao chegar em casa.

O mundo tecnológico se integra. Não apenas objetos se ligam à internet através da IoT, mas todo mais, os vestíveis, as plantas, os animais e em breve o mundo talvez passe a ser uma entidade única comandada pela internet.

Sem dúvida, é algo muito mais amplo que se podia prever quando se pensou num Big Brother nos vigiando e comandando.

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia