A Fluke (www.fluke.com) em sua ampla gama de documentos técnicos, relata casos práticos em que seus instrumentos são usados para resolver problemas reais. Neste artigo focalizamos um interessante caso em que o Analisador de Qualidade de Energia Fluke 43B é usado para determinar o consumo de lâmpadas compactas para se obter uma redução de custo reais no consumo de energia numa empresa em que o sistema de iluminação está para ser substituído.

O Analisador de Qualidade de Energia é um dos instrumentos mais importantes quando se deseja avaliar o consumo de diversos tipos de equipamentos. No caso, o Fluke 43B é um equipamento ideal para uso em diversas aplicações, como a descrita neste artigo, baseado em Application Note da empresa. Outros application notes interessantes, para leitores que dominam o Inglês, podem ser obtidos no site da Fluke.

O problema surgiu quando foi manifestada a necessidade de se trocar o sistema de iluminação completo de uma empresa no sentido de se reduzir os custos. Lembramos que os custos de uma instalação elétrica não estão apenas nas lâmpadas usadas. A própria instalação, a fiação, o fato de que lâmpadas queimam e reatores também, influem na escolha do melhor sistema.

Assim, o engenheiro encarregado de fazer a avaliação de custos do sistema a ser substituído com o substituto, começou com a idéia de solititar aos fornecedores em potencial, amostras de seus produtos de iluminação para poder fazer comparações.

 

Analisador de Qualidade de Energia - Fluke 43B
Analisador de Qualidade de Energia - Fluke 43B

 

O problema inicial foi então saber exatamente o que medir e como medir. Isso incluía medidas de consumo de energia, fator de potência, fator de deslocamento de potência e espectro harmônico. Informações sobre fator de potência e consumo levariam a um cálculo exato dos custos da instalação e consumo que utilizasse os produtos avaliados. Por outro lado, a distorção harmônica, se bem que não influa diretamente no consumo, pode ser importante na qualidade da energia distribuída, causando também problemas a transformadores, sistemas de proteção e outros elementos do sistema de distribuição de energia da empresa se não for apropriada.

Assim, como primeiro procedimento, o engenheiro fez uma configuração especial de teste para poder acoplar o instrumento usado na avaliação. Esse sistema de teste consiste tanto em se medir a tensão como também capturar por uma bobina a corrente circulante na lâmpada avaliada, no caso, do tipo compacto, conforme mostra o circuito da figura abaixo.

 

A bobina é elaborada com 10 voltas de fio comum.
A bobina é elaborada com 10 voltas de fio comum.

 

Com essa configuração foi possível elaborar uma tabela comparativa dos produtos testados, conforme mostrado abaixo.

 

Configurações.
Configurações.

 

De posse dessa tabela, com todos os produtos analisados ficou fácil fazer a escolha do melhor produto para o novo sistema de iluminação da empresa.

Veja que é muito importante a realização do teste real das lâmpadas, pois as especificações dadas pelos fabricantes de muitas podem levar a resultados enganosos. De fato, em muitos casos, os fabricantes não dizem em que condições as especificações indicadas foram obtidas e num teste real os valores constatados podem ser bem diferentes. O profissional encarregado de fazer a escolha das novas lâmpadas deve estar atento a esse fato.