Como Testar Válvulas (INS240)

Válvulas termiônicas, válvulas ou "tubos" podem ser encontrados ainda em aparelhos antigos como rádios e televisores. Estas válvulas são constituídas por um bulbo de vidro (nos aparelhos muito antigos existem válvulas metálicas) no interior do qual existe o vácuo e uma série de elementos metálicos que são aquecidos por um filamento.

 

Figura 1 - Estrutura, símbolo e aspecto de uma válvula
Figura 1 - Estrutura, símbolo e aspecto de uma válvula

 

Estas válvulas como muitos outros componentes antigos tendem a desaparecer ficando cada vez mais difícil encontrar tipos para reposição ou recuperação de um equipamento antigo. No entanto, existem fornecedores que possuem sites na Internet que ainda vende esses componentes.

O problema básico que ocorre com uma válvula é a queima do filamento quando então ela deixa de funcionar. O teste do filamento é simples: basta identificar os terminais que correspondem ao filamento e medir a continuidade. Se houver continuidade pelo menos o filamento se encontra em boas condições.

Para as válvulas de vidro a inspeção pode ser visual: ligando o aparelho a válvula deve "acender". Mas, cuidado: existem aparelhos em que os filamentos de todas as válvulas são ligados em série o que quer dizer que, se uma delas queimar todas as outras também não acendem. O teste visual só vale para o caso do aparelho ter as válvulas aquecidas a partir de um transformador, com os filamentos ligados em paralelo.

Os testes de enfraquecimento e curto não são simples de se fazer exigindo aparelhos apropriados.

Na figura 2 temos um provador de válvulas antigo típico. Nele temos os soquetes de acordo com os diversos tipos de válvulas existentes. Devemos escolher o soquete em que a válvula que vamos provar se encaixe e então colocar essa válvula.

 

Figura 2 - Um teste de válvulas
Figura 2 - Um teste de válvulas

 

Depois procuramos no cilindro que tem uma folha com as diversas características, o tipo da válvula que vai ser provada e ajustamos as chaves de acordo com sua indicação.

 

Ligamos o aparelho e esperamos que a válvula se aqueça. Se ela estiver boa o instrumento vai indicar isso com o ponteiro indo para a região verde. Se estiver fraca, a agulha fica no vermelho ou vai ao amarelo.

 

Na troca de uma válvula deve ser observada sua marcação como PL86, ECC81, 6AQ5, 35W4, etc.

Este é um dos procedimentos no livro Conserte Tudo de Newton C. Braga.

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia