O teste de capacitores com o multímetro apenas revela se o componente está em curto. De outra forma, se o capacitor estiver com pequenas fugas ou esgotado nada é indicado. O circuito que descrevemos é diferente, pois faz uma prova dinâmica do funcionamento do capacitor. se ele estiver bom o circuito dá uma indicação sonora de seu estado. Trata-se de montagem ideal para os leitores que usam capacitores e não tem como testá-los.

Para os leitores que não possuem um capacímetro, a comprovação de estado de um capacitor é um problema.

Se considerarmos ainda que os capacitores são os componentes responsáveis pela maioria das falhas dos equipamentos eletrônicos, a necessidade de se ter um provador para esse tipo de componente é fundamental.

O provador que descrevemos nesse artigo é extremamente simples podendo testar capacitores de 1 nF a 1000 uF sem problemas. Com um pouco de prática e usando um capacitor bom como referência, podemos até determinar a capacitância do capacitor em teste.

 

Como Funciona

A base de nosso projeto é um oscilador de áudio cuja frequência depende tanto do capacitor usado na realimentação como da resistência do circuito de polarização de base do transistor, conforme mostra a figura 1.

 

 


 

 

 

Colocando um capacitor qualquer em teste nesse circuito, podemos ajustar a resistência (R1) de tal modo que obtenhamos um som na faixa audível, o qual é reproduzido pelo alto-falante.

Assim, se o capacitor estiver bom o circuito funciona e produz um “apito” contínuo. Se o capacitor estiver ruim nada ocorre.

A alimentação do circuito pode ser feita com duas ou quatro pilhas comuns e como ele só consume energia no momento em que o capacitor está sendo testado, a durabilidade dessas pilhas será muito grande.

 

Montagem

Na figura 2 temos o circuito completo do provador de capacitores.

 


 

 

 

O alto-falante deve ser de 4 ou 8 ohms pequeno, de 2,5 a 10 cm, o que permite a instalação do aparelho numa pequena caixinha plástica.

Como se trata de montagem muito simples ela pode ser implementada com diversas técnicas como ponte de terminais, matriz de contatos ou placa de circuito impresso.

Para o teste de capacitores podem ser usados fios com garras, e a instalação final numa caixa plástica pode ser feita conforme mostra a figura 4.

 

 


 

 

 

Será interessante dotar o circuito do LED indicador para que a alimentação não seja esquecida ligada.

 

Prova e Uso

Para testar o aparelho, ligue entre as garras de prova um capacitor de 10 nF a 470 nF. Ligando a alimentação e ajustando P1 devemos obter oscilação que vai desde um som agudo até cliques intervalados.

Se isso ocorrer é porque o capacitor se encontra em bom estado e o aparelho funcionando normalmente.

Para usar, basta ligar o capacitor nas garras e ajustar P1 até obter som. Se isso ocorrer é porque o capacitor está bom. Se nada ocorrer é porque o capacitor se encontra com problemas.

Para os capacitores eletrolíticos acima de 10 uF será obtido um sinal formado por pulsos intervalados.

Com um capacitor de valor conhecido é possível ter uma ideia do valor do capacitor que está sendo testado. Se o tom do capacitor testado for mais agudo do que o usado como referência é porque seu valor é menor. Se for mais grave é porque é maior.

 

Q1 – BC548 – transistor NPN de uso geral

Q2 – BC558 – transistor PNP de uso geral

FTE – 4 ou 8 ohms – alto-falante pequeno

S1 – Interruptor simples

B1 – 3 ou 6 V – 2 ou 4 pilhas pequenas

P1 – 1 M ohms – potenciômetro

R1 – 2,2 k ohms x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, vermelho

R2 – 1 k ohms x 1/8 W – resistor – marrom, preto, vermelho

C1 – 100 uF – capacitor eletrolítico

Cx – capacitor em teste

G1, G2 – garras jacaré

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.