Levantando a curva de resposta de um alto-falante (INS429)

Com o gerador de áudio, um amplificador que não precisa ter potência além de 10 watts, e o multímetro podemos levantar a curva da resposta de um alto-falante e até determinar sua frequência de ressonância.

Obs. Este artigo é de uma publicação nossa de 1986, no entanto é ainda atual pelas técnicas que ensina. Trata-se de artigo de utilidade para quem deseja reparar ou recuperar equipamentos da época. Os artigos que seguem este e mesmo outros do site fornecem técnicas da mesma época para reparação desses equipamentos.

 

O circuito é mostrado na figura 1, em que temos ainda, como componente adicional, um resistor de carga de aproximadamente 10 ohms x 5 watts.

 


 

 

O procedimento é o seguinte: devemos partir de uma frequência em torno de 20 Hz com o gerador, e o amplificador num volume que excite convenientemente o alto-falante, a ponto de podermos medir uma certa tensão em seus terminais (AC Volts).

Desse ponto em diante marcamos as tensões no alto-falante em pontos como: 50 Hz, 100 Hz 200 Hz, 300 Hz, 500 Hz, 800 Hz, 1 kHz, 1 500 Hz, 2 kHz, 2,5 kHz 3 kHz e 5 kHz. Colocando os valores num gráfico, obtemos uma curva como mostra a figura 2.

 


 

 

Podemos ver, neste caso, que o ponto em que a tensão medida é máxima corresponde à ressonância do alto-falante, e que o ponto em que a tensão é mínima temos a máxima impedância.

O conhecimento destas duas frequências é muito importante nos projetos de caixas acústicas.

Veja também que, para um mesmo alto-falante, temos pontos diferentes de ressonância, fora e dentro de um recinto acústico. Isso deve ser levado em conta em muitas aplicações práticas.

Também podemos usar este tipo de procedimento para analisar a curva de resposta de filtros do tipo crossover.

O ponto em que começa a ocorrer a atenuação do sinal pode ser facilmente identificado pela queda de tensão no multímetro.

O gerador deve produzir sinal senoidal neste tipo de prova, para que os resultados tenham a precisão desejada.

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia