Medidor de fase (INS060)

O circuito apresentado foi sugerido pela Texas Instruments e fornece um sinal de saída de 10 mV para cada grau de defasagem entre os sinais aplicados nas entradas. São muitas as aplicações em instrumentação e eletrônica industrial e de controle para este circuito e caberá ao leitor empregar este bloco num projeto de acordo com a finalidade desejada.

O projeto apresentado é baseado no circuito integrado TL051 da Texas Instruments que consiste num amplificador operacional com transistor JFET de alta tensão na entrada, e transistores bipolares nas demais etapas.

Dentre as características importantes deste circuito integrado ressaltamos que o processo de fabricação utilizado permite que baixas tensões de offset iniciais sejam conseguidas devido à presença de um zener "on-chip" que pode ser ajustado, e também devido à baixa variação da tensão offset com a tensão e com o tempo.

Os dispositivos com sufixo C operam na faixa de temperatura de 0 a 70 graus Celsius, enquanto que aqueles que têm sufixo I operam de -40 a +85ºC. Para os de sufixo M, que correspondem à faixa militar, as temperaturas de operação vão de -55 a +125ºC.

 

Outras características importantes do TL051 são as seguintes:

* Tensão máxima de offset: 800 µV

* Elevada taxa de crescimento: 19,8 V/µs (tip a 25ºC)

* Distorção harmônica total: 0,002% para Rl=2 k ohms

* Baixa tensão de ruído: 18 nV/Hz em 1 kHz

* Baixa corrente de polarização: 30 pA (tip)

Na figura 1 temos a pinagem do circuito integrado TL051.

 

 

O CIRCUITO

Na figura 2 temos o diagrama completo do medidor de fase sugerido pela Texas Instruments no próprio Data-Sheet do TL051.

 

Conforme explicado na introdução, a tensão de saída será de 10 mV para cada grau de defasagem dos sinais aplicados nas entradas Va e Vb.

As freqüências de entrada de Va e Vb devem ser iguais.

Os amplificadores operacionais U1a e U1b funcionam como comparadores convertendo os sinais senoidais de entrada em saídas quadradas de +/-5 V de amplitude.

Os divisores de tensão formados pelos resistores de 100 k# fornecem então os valores lógicos para os disparos dos flip-flops que correspondem aos circuitos integrados U2a e U2b.

U2 consiste num duplo flip-flop do tipo J-K 74(HC109) e que tem por finalidade gerar um sinal cuja frequência seja a metade da frequência dos sinais de entrada.

Neste circuito, a duração do pulso gerado por U2a varia de zero à metade do período do sinal de entrada, onde o zero corresponde a um atraso de fase nulo entre Va e Vb, e metade do período corresponde a um intervalo entre Vb e Va de 360 graus.

Os pulsos de saída de U2a fazem com que a chave lógica U3 (4066) comute excitando U4 (TL051), que está configurado como um integrador. A constante de integração é determinada basicamente pelos capacitores C1 e C2.

Quando a saída de U2a se aproxima de uma forma de onda quadrada, U4 passa a ter uma saída de aproximadamente 2,5 V.

O circuito integrado U5 (TL051) funciona como um amplificador não inversor com ganho de 1,44 vezes, de modo a se obter uma escala de 0 a 3,6 V para os intervalos de defasagem de 0 a 360 graus.

Os resistores R8 e R10 determinam o ganho de saída e o ajuste de nulo respectivamente. O circuito mostrado pode operar numa faixa de freqüências de 100 Hz a 100 kHz.

 

APLICAÇÕES

Um instrumento que pode ser facilmente projetado a partir deste bloco é apresentado na figura 3.

 

Os sinais do medidor de fase são aplicados a um indicador de tensão digital de 3 dígitos, ajustado para operar numa escala de 0 a 3,6 V.

Desta forma, é possível medir ângulos de defasagem de sinais senoidais da rede de energia (ou de outra fonte até 10 kHz) com uma resolução de 1 grau. Com um mostrador de 4 dígitos podemos ir além e ter uma precisão de 0,1 grau.

 

MONTAGEM

Como se trata de bloco construtivo que deve fazer parte de projeto específico, a placa de circuito impresso deve ser desenhada de acordo com este projeto.

Entretanto, para testes iniciais o circuito pode ser facilmente montado numa matriz de contatos, considerando que não é crítico.

 


LISTA DE MATERIAL

Semicondutores

U1 - TLC3702 - circuito integrado - comparador

U2 - 74HC109 - circuito integrado - flip-flop J-K

U3 - 4066 - circuito integrado - chave digital CMOS

U4, U5 - TL051 - circuitos integrados - amplificadores operacionais

Resistores: (1/8W, 5%)

R1, R2, R3, R4 - 100 k ohms

R5, R6, R7 - 10 k ohms

R8 - 50 k ohms - trimpot

R9 - 20 k ohms

R10 - 10 k ohms  - trimpot

Capacitores:

C1, C2 - 0.016 µF

Diversos:

Fonte, placa de circuito impresso, fios, solda, etc.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Filosofia
Um pouco de filosofia afasta-nos da religião: muita filosofia nos faz voltar a ela. (Um peu de philosophie écarte de la religion, et beaucoup y ramne.)
Rivarol (1753 1801) Máximas e Pensamentos. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)