NOSSAS REDES SOCIAIS -

Medindo a Sensibilidade de um Receptor de FM (INS086)

Este procedimento também é válido para medir a sensibilidade de receptores de UHF e VHF usados em telecomunicações, radioamadores, etc.

 

O material necessário:

a) Gerador de sinais que chegue até a frequência do receptor testado

b) Voltímetro de alta impedância para sinais de áudio (multímetro CA)

 

Procedimento:

O circuito para análise da sensibilidade do receptor é mostrado na figura abaixo.

 

 Medindo a Sensibilidade de um Receptor de FM
Medindo a Sensibilidade de um Receptor de FM

 

Para receptores de comunicações dotados de silenciador (squelch) este recurso deve ser desligado.

Na saída do receptor ligamos um resistor de carga (de fio de 10 W) que tenha a impedância aproximada do alto-falante (que deve ser desligado). O voltímetro será ligado na escala que permita ler a tensão desenvolvida no resistor quando o volume está todo aberto.

Para medir a sensibilidade, ajustamos inicialmente o gerador de sinais com o tom modulador de modo que ele seja captado pelo receptor. Reduzimos o sinal e abrimos o ganho do receptor até o máximo.

Vamos então aumentando gradualmente a intensidade do sinal a partir de zero e ao mesmo tempo observamos a agulha do multímetro. Chegará o momento em que a agulha pára de subir, indicando a saturação do circuito.

Neste momento, paramos de aumentar a intensidade do sinal de saída do gerador de RF, e verificamos seu valor nos ajustes. Se isso ocorrer com o botão na posição 7 (de uma escala de 0 a 9) e com o fator de multiplicação de x0,01 mV teremos uma intensidade de sinal de 70 nV, sendo essa a sensibilidade do receptor analisado.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Patife
São raros os patifes pobres. (Rari sono i birbanti poveri.)
Leopardi (1798 - 1837) - Pensamentos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)