Algumas observações de formas de onda em circuitos de televisores são muito importantes, pois podem revelar muito sobre o estado dos circuitos e a existência de componentes com problemas. Em muitos casos, estas provas podem até ser extremamente úteis para a realização de ajustes. Neste artigo daremos algumas provas importantes realizadas em televisores comuns.


PROVAS EM CIRCUITOS DE CONVERGÊNCIA

As observações das formas de onda nos circuitos de convergência dinâmica dos televisores são importantes para a detecção de falhas.

Para a prova será necessário usar uma ponta de prova de baixa capacitância e um capacitor de cerâmica de 220 nF que será ligado conforme mostra a figura 1.

 

Forma de onda na bobina de convergência.
Forma de onda na bobina de convergência.

 

Observe que o capacitor é ligado em série com o fio que vai à massa para se evitar que nos aparelhos em teste que não usem fonte com transformador (que ocorre na grande maioria dos casos) não haja perigo do chassi do osciloscópio ou sua caixa ficar diretamente conectada à fase da rede e com isso haver perigo de choques.

A forma de onda que deve ser observada é aproximadamente a mostrada na mesma figura. No entanto, o técnico deve consultar o manual do aparelho para verificar as intensidades que devem ser encontradas especificamente no circuito em prova.

Também devem ser verificados os procedimentos específicos para se obter esta forma de onda como, por exemplo, a interrupção do funcionamento do circuito de varredura horizontal.

 

CONVERGÊNIA HORIZONTAL DINÂMICA

O sinal de convergência horizontal dinâmica é retirado normalmente de uma bobina no transformador de saída horizontal, conforme mostra a figura 2.

 

Forma de onda no sistema de convergência horizontal dinâmica.
Forma de onda no sistema de convergência horizontal dinâmica.

 

Para observar este sinal, basta ligar o osciloscópio no ponto indicado na figura onde também temos a forma de onda típica deste sinal.

Alterações nesta forma de onda indicam problemas com o circuito, mas o técnico deve estar atento para o modo como o fabricante do aparelho indica para a realização das provas.

 

OBSERVANDO O SINAL DE VÍDEO

A análise do sinal de vídeo nas etapas amplificadoras de vídeo é importante não só para a verificação do funcionamento destas etapas como também para se fazer uma avaliação de sua qualidade.

Eventuais picos que possam ser interpretados pelos circuitos como sincronismo afetando o funcionamento, como ocorre com determinados tipos de fantasmas muito intensos podem ser facilmente detectados com esta visualização.

O que se faz é ligar a ponta de prova do osciloscópio num ponto do circuito em que este sinal esteja presente, conforme mostra a figura 3.

 

Formas de onda no amplificador de vídeo.
Formas de onda no amplificador de vídeo.

 

A forma de onda observada é a mostrada na mesma figura.

Veja que o televisor ou deve estar sintonizando uma emissora ou ainda deve ter na sua entrada um gerador de sinais.

Uma grande utilidade para este tipo de prova é usar o osciloscópio como um seguidor de sinais de vídeo na detecção de uma falha numa etapa do amplificador de FI.

O técnico deve apenas tomar cuidado para o fato de que a capacitância da ponta de prova pode tirar de sintoniza a etapa analisada dando assim uma falsa indicação de problema.