Este é mais um circuito valvulado de meu caderno de anotações dos anos 50/60 em que anotei todas as principais montagens que fiz na época. Muitas delas resultaram posteriormente em artigos e em novos projetos que acabei publicando nas mais diversas mídias. Com este artigo, dou a versão original com as figuras mantidas da forma com que originais fiz minhas anotações, tanto para satisfazer a curiosidade dos leitores, mas também como história, para que se veja como a eletrônica era praticada na época.

O projeto que descrevo é sequência de outros valvulados que podem ser acessados no site, juntamente com V001 que serve de orientação para os que desejam saber um pouco mais sobre as válvulas.

Trata-se de um pequeno amplificador de áudio de aproximadamente 2 W de potência com boa qualidade de som. Este amplificador serviu de base para diversos experimentos que realizei naquela época em que ainda era um aprendiz.

O circuito é do tipo de aquecimento direto, ou seja, usa uma fonte sem transformador e os filamentos das válvulas são conectados em série.

Esta característica exige do experimentador cautela no manuseio, pois como não existe isolamento da rede, toques em partes expostas podem causar choques perigosos.

Muitos dos componentes usados ainda são comuns e até mesmo as válvulas podem ser encontradas o que significa que a reprodução do projeto original ainda é possível.

Neste circuito a válvula 35W4 fornecendo a alta tensão positiva que alimenta as outras etapas, da ordem de 150 V que é o pico da rede de 110 V.

A Válvula 12AV6, um triodo funciona como pré-amplificadora de áudio e excitadora, com um bom ganho e sensibilidade.

Finalmente, temos a válvula de saída de potência 50C5 que consiste num pentodo com uma potência da ordem de 2 W.

Um pequeno transformador é usado para casar a alta impedância de saída da válvula com a baixa impedância do alto-falante.

 

Montagem

Começamos por dar o circuito completo do amplificador, escaneado do meu caderno, mantendo-se desta forma o padrão que eu usava nas minhas anotações (figura 1).

 

  Figura 1 - O circuito completo
Figura 1 - O circuito completo

 

O layout da montagem que usava um chassi de metal, construído com muito trabalho a partir de uma chapa de alumínio, é mostrado na figura 2.

 

  Figura 2 – Disposição dos componentes sob o chassi
Figura 2 – Disposição dos componentes sob o chassi

 

Veja no projeto anterior (V1059) a ferramenta denominada “vazador” que era usada para fazer os furos dos soquetes das válvulas.

O transformador é do tipo de saída com 2k a 10k de impedância usado em circuitos valvulados. Hoje um componente algo difícil de ser obtido.

Os capacitores eletrolíticos da fonte podem ser separados ou um duplo e valores próximos dos indicados não modificarão o desempenho do circuito.

Foram usados resistores de ½ e 1 W comuns na época e os demais capacitores na época eram tipos de papel ou óleo. Hoje podem ser usados capacitores de poliéster.

Observe que temos um resistor de alta dissipação em série com os filamentos.

 

Prova e Uso

Ligue a alimentação e espere alguns minutos para que as válvulas se aqueçam.

Depois conecte na entrada um plugue RCA com um pedaço de cabo blindado de aproximadamente 50 cm. As pontas devem ficar livres.

Toque no fio livre (central) e abra o volume. Deve haver a reprodução de um forte ronco de corrente alternada indicando que o circuito está funcionando.

Ligue um microfone de cerâmica ou cristal neste cabo e fale diante dele. Deve haver a reprodução de sua voz. Se houver microfonia (realimentação acústica com forte apito), diminua o volume.

O amplificador está pronto para ser usado.

 

1 Válvula 12 AV6

1 Válvula 50C5

1 Válvula 35W4

3 Suportes para as 3 válvulas (8 pinos)

1 Transformador de saída (ver texto)

1 Alto-falante de 4 ou 8 ohms pequeno (10 cm)

1 resistor de 100 ohms x 10 W

1 resistor de 4k7 x 1 W

1 resistor de 160 ohms x 1 W (150 ohms)

1 resistor de 470 k ohms x ½ W

1 resistor de 220 k x ½ W

1 resistor de 4M7 x 1/8 W

1 resistor de 2M (2M2) x 1/8 W

2 capacitores de 0,005 uF (47 pF)

1 capacitor de 0,02 uF (22 nF)

1 capacitor de 0,001 uF (10 nF)

1 capacitor de 30 uF x 150 V (22 uF a 47 uF)

1 capacitor de 50 uF x 150 V (47 uF)

Chassi, cabo de força, jaque para microfone RCA, fios, solda, etc.