Muito mais do imaginávamos, a eletricidade gerada pelos insetos pode representar para o meio ambiente uma influência maior do que a gerada pelas tempestades.

Sim, o batimento das asas das pequenas criaturas atritando com o ar não pode significar nada em termos de produção de eletricidade estática, mas se considerarmos os bilhões, delas quantidade de eletricidade gerada pode representar uma carga muito grande.

O que os pesquisadores da Universidade de Bristol descobriram é que realmente os insetos são responsáveis por campos elétricos significativos, influindo muito no meio ambiente.

Eles simplesmente colocaram medidores de eletricidade estática perto de colmeias, descobrindo que os campos elétricos perto delas são significativos, podendo ficar entre 100 e 1 000 Volts por metro, dependendo da quantidade de insetos na colmeia!

A partir dessas medidas, os pesquisadores projetaram os valores, desenvolvendo um modelo que descreve a influência que os insetos no mundo podem ter na eletricidade atmosférica, encontrando valores assustadores, segundo eles, se aproximando de uma nuvem de tempestade!

Os estudos agora vão além, sugerindo que outras criaturas também tenham efeitos similares sobre o campo elétrico da atmosfera e consequentemente sobre o clima.

A notícia original saiu na iScience em inglês no link:

https://www.cell.com/iscience/fulltext/S2589-0042(22)01513-9 

 

 

 


 

 

 


 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |