Um dos problemas da eletrônica moderna em fase de superação com a descoberta de novos materiais é a velocidade. Os portadores de cargas nos dispositivos semicondutores à base de silício não são muito rápidos e isso limita sua velocidade. No entanto, a descoberta de novos materiais está mudando isso. A notícia que temos é que pesquisadores da Universidade de Columbia nos Estados Unidos descobriram um novo material semicondutores com uma fórmula esquisita (Re6Se8CI2), que indica que ele é feito de selênio, Cloro e Rênio, um material muito raro e que apresenta propriedades que permitem classificá-lo como um material “superatômico”. Ele funciona como um “super-átomo” que pode trabalhar com correntes formadas por “fônons” (uma das componentes quânticas do elétron) que viajam rapidamente através do material, tornando os elétrons partículas associadas aos éxcitons.

O resultado é que diferentemente do silício onde as partículas viajam rapidamente mas estão sempre rebatendo nos átomos o que diminui a velocidade, no caso do novo material superatômico isso não ocorre com os sinais não encontrando obstáculos.

Os pesquisadores encontraram então nos testes que os elétrons podem se movimentar duas vezes mais rápidos nesse material do que no silício. Logo teremos os materiais superatômicos, operando com base em princípios quânticos. Novos componentes quânticos chegando.

 

Veja a notícia original em:

https://quantum.columbia.edu/news/superatomic-semiconductor-sets-speed-record 

 

Imagem: Columbia University
Imagem: Columbia University | Clique na imagem para ampliar |