Nas aplicações compactas de motores DC o uso de um componente que simplifique o processo e que possa ser ligado diretamente a um microcontrolador é importante. É o que faz o componente que destacamos da Analog Devices, o MAX22211.

Contendo uma ponte dupla capaz de operar com até 36 V e uma corrente máxima de 2,8 A ele pode controlar dois motores de corrente contínua com escova ou ainda um motor de passo, conforme sugere o diagrama da figura 1.

 

Figura 1 – Diagrama de aplicação
Figura 1 – Diagrama de aplicação

 

Os FET da ponte H possuem impedância muito baixa, permitindo alta eficiência de condução e baixa geração de calor. O RON total típico (lado alto + lado baixo) é 0,25Ω, e cada ponte H pode ser controlada individualmente por modulação por largura de pulso (PWM) empregando três entradas lógicas (DIN1, DIN2, EN).

O invólucro é o TQFN ou TSSOP com as pinagens mostradas na figura 2.

 

Figura 2 – Os invólucros disponíveis
Figura 2 – Os invólucros disponíveis

 

A pinagem é diferente, havendo informações detalhadas no datasheet de 25 páginas que pode ser acessado pelo link.

https://pt.mouser.com/new/analog-devices/adi-max22211-h-bridge/ 

O diagrama funcional mostrado na figura 3 nos dá uma ideia de sua arquitetura, podendo o projetista fazer uma análise para verificar os comandos e recursos que são incorporados.

 

Figura 3 – Diagrama funcional do MAX22211
Figura 3 – Diagrama funcional do MAX22211

 

 

No datasheet também são incluídas as curvas de desempenho para as possíveis configurações tanto no controle de motores DC como no controle de motor de passo.

O MAX22211 também serve como controle de solenoides e válvulas com trava o que leva a uma infinidade de aplicações na linha branca.

O ADI MAX22211 fornece uma regulação precisa de acionamento de corrente (CDR), limitando a corrente de partida de um motor CC com escovas ou controlando a corrente de fase para operação de passo. A corrente de saída da ponte é detectada por um sensor de corrente integrado não dissipativo (ICS). Em seguida, a corrente é comparada com um limite configurável (ITRIP).

Quando a corrente da ponte ultrapassa o limite ITRIP, o MAX22211 implementa o decaimento por um tempo de desligamento fixo (tOFF). São apresentados quatro métodos diferentes de Decay (Slow Decay, Fast Decay e dois modos Mixed Decay). O ICS não dissipativo elimina resistores de potência externos volumosos, que geralmente são necessários para esta função, permitindo uma economia drástica de espaço e energia em comparação com aplicações convencionais que usam resistores de detecção externos.