Este artigo é parte do meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). Ele mostra como usar sensores on-off em um projeto de mecatrônica ou robótica ou como um bloco de construção para projetos simples.

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

 

Ativando uma carga

    A maneira mais simples de usar um sensor mecânico feito em casa e normalmente aberto (NA) é mostrada na Figura 1. A carga (motor, lâmpada, circuito, solenoide, etc.) é colocada em série com o sensor. O projetista só precisa ter cuidado para manter a carga abaixo da capacidade máxima de corrente dos contatos do sensor.

 

Figura 1 ligando uma carga.
Figura 1 ligando uma carga.

 

 

 

Desligando uma carga

    O circuito simples mostrado na Figura 2 mostra como um sensor normalmente fechado (NC) é usado para controlar uma carga. As recomendações são as mesmas que no bloco anterior. Observe que o sensor mantém os contatos fechados (ou abertos) apenas enquanto uma força age sobre ele.

 

Figura 2 Desligando uma carga.
Figura 2 Desligando uma carga.