Todo aficionado pelo radiocontrole de modelos, que já tentou desenvolver um sistema multicanais por iniciativa própria, sabe da enorme dificuldade em se obter um circuito de filtro de tom que seja realmente funcional e eficiente. O circuito que agora apresentamos pode ser a solução para todos esses problemas.
Podendo ser ligado diretamente à saída de um receptor regenerativo convencional que tenha uma etapa de amplificação de pelo menos um transistor, esse filtro tem a capacidade de acionar um relé quando à sua entrada for aplicado um sinal que tenha uma frequência igual ou muitíssimo próxima àquela na qual está sintonizado, sendo este valor de frequência de ressonância ajustado no trimpot P1.
Na figura 1 temos o esquema completo do filtro, que é baseado no circuito integrado LM567, um PLL projetado especialmente para essa função.
A alimentação do LM567 é de tipicamente 5 V, o que exige um circuito de estabilização de tensão que é conseguido por um simples zener de 5V1.
Diversos desses filtros podem ser ligados em paralelo, à mesma saída do receptor, devido à sua alta sensibilidade (20 mV) e impedância de entrada.
Para compor um sistema multicanal, cada filtro deve estar sintonizado cm uma frequência diferente e não múltipla dos demais.
O circuito é muito seletivo, tendo portanto uma banda passante muito estreita; sua saída em open-collector via a nível zero quando ele recebe uma frequência igual à pré-ajustada.
Esta frequência pode variar entre amplos valores na faixa de sinais de áudio.
Na figura 2 temos uma sugestão de desenho para a placa de circuito impresso do filtro.

















