Este circuito é do meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos. Ele mostra como construir um circuito ativado por luz usando SCR e LDR. O circuito pode ser usado em projetos de mecatrônica ou robótica com microcontroladores ou como um bloco de construção para projetos simples.
SCRs sensíveis como os da série 106 (TIC106, IR106, MCR106, C106, etc.) podem ser acionados por pulsos de luz curtos para acionar cargas como solenóides, relés, motores, etc. O bloco mostrado na Figura 1 mostra como isso pode ser feito.
O potenciômetro precisa ter um valor cerca de 2 a 5 vezes menor que a resistência do sensor sob condições normais (não excitadas). Este potenciômetro é usado para ajustar o ponto de disparo do circuito. Três pontos importantes devem ser levados em conta nesta configuração:
1. O SCR é um dispositivo de travamento quando alimentado por fontes DC. Quando o SCR está ligado, ele permanece ligado mesmo depois que o pulso do gatilho desaparecer.
2. Uma queda de tensão de cerca de 2 V no SCR aparece quando está no estado ligado. Você deve compensar essa queda de tensão aumentando a tensão da fonte de alimentação.
3. Para disparar o circuito, é necessário desligar a fonte de alimentação ou adicionar uma chave de contato momentâneo entre o ânodo e o cátodo do SCR.
Os mesmos conceitos são usados quando um LDR é usado são válidos para outros sensores resistivos. Se forem usados NTCs, este circuito pode funcionar como um interruptor de sobre-temperatura.
















