Nas últimas décadas, a Mean Well tornou-se num dos fornecedores de conversores e fontes de alimentação mais conceituados do mundo. Mas a linha de produtos do fabricante também inclui uma vasta seleção de outras soluções, tais como dispositivos KNX para sistemas de automação de edifícios.

A indicação que se segue diz respeito a módulos compatíveis com o sistema KNX, uma norma utilizada na automação residencial e industrial. Podem ser submetidos a testes vários tipos de cargas: atuadores, motores, bem como elementos equipados com interface DALI, ou seja, para instalações de iluminação típicas. Os produtos da Mean Well incluem muitas soluções universais, não só em termos do controlo em si, mas também na construção e dimensionamento de sistemas KNX.

 

AUTOMAÇÃO KNX

O KNX é uma norma internacional aberta para automação de edifícios que permite o controle de iluminação, atuadores (portões, persianas, fechaduras eletromagnéticas), ventilação/ar-condicionado (no sentido lato de AVAC), bem como sistemas de monitoramento e alarme (incluindo sistemas antirroubo). Com o passar do tempo, apareceram no mercado aparelhos eletrônicos compatíveis com KNX. Graças a esta tecnologia, é possível criar e gerir instalações complexas, bem como o seu inventário e diagnóstico, utilizando software dedicado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte de alimentação para elementos KNX

O primeiro grupo de produtos da KNX da Mean Well são as fontes de alimentação. Podem ser distinguidos dois grupos: as séries KNX-20e e KNX-40e utilizadas para alimentar vários tipos de receptores, sobretudo controladores ligados à rede KNX (têm uma saída de 30V CC e fornecem uma potência até 38,4W). Funcionam com tensão de rede normal (180...264 V CA) ou fontes de alimentação CC (por exemplo, 254...370 V CC).

No caso das séries LCM e PWM, o cliente dispõe de uma seleção de produtos concebidos para a iluminação LED. São elementos montados em painel: corrente constante (LCM, 350...1050mA ou 500...1400mA) ou tensão constante (PWM, 12...48V DC). Graças a estes, não é necessário sobrecarregar o sistema com a instalação de portas adicionais para controladores de iluminação, uma vez que as unidades podem diretamente ativar e regular a intensidade de receptores como fitas de LED, lâmpadas ou sinalizadores (na forma básica). Os conversores têm uma potência de até 200W (modelos selecionados).

Convém referir aqui que todos os conversores compatíveis com KNX acima mencionados, para além da sua funcionalidade básica, permitem sincronização mútua do seu funcionamento e monitoramento remoto dos parâmetros da fonte de alimentação (tensão, corrente, consumo de energia).

 

 

Controladores KNX e outros dispositivos KNX da série KAA

Além das fontes de alimentação, a Mean Well fornece uma linha de controladores, interfaces e outros dispositivos complementares usados para construir o sistema KNX. Estes foram adaptados para montagem em calha DIN (35mm), o que os torna ainda mais fáceis de usar, mesmo quando se reforma instalações existentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O primeiro grupo de produtos são os controladores de básicos: controladores de relé utilizados para ligar motores, atuadores, aquecedores, válvulas solenoides, etc. Equipados com 8 canais e contatos com uma capacidade de carga de 10A ou 16A. São a solução mais elementar para o controle à distância de receptores. No caso de dispositivos destinados à iluminação LED, as unidades podem também ser utilizadas para dimerizar as luzes, por exemplo, controlar a sua intensidade e ligá-las com um efeito de brilho gradual (em modo linear ou logarítmico). Esta funcionalidade está totalmente integrada no sistema de controle e, por conseguinte, utiliza a mesma fonte de alimentação, simplificando a instalação/cabeamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Construir e ampliar o sistema KNX

A tabela acima contém elementos utilizados para construir e escalar uma rede KNX. A interface KNX-USB, como o nome sugere, permite-lhe acessar à rede utilizando qualquer computador/laptop equipado com USB. A possibilidade de uma ligação deste tipo pode ser necessária para fins de programação ou diagnóstico, por exemplo, para alterar a configuração de um único controlador. A interface série universal também pode ser utilizada para incluir um dispositivo menos típico no sistema KNX, por exemplo, um computador de placa única a ser configurado como um gateway de controle/acesso remoto. O conector/repetidor tem duas tomadas RJ-45 e permite que os "ramos" da rede sejam ligados ou estendidos de forma a evitar conflitos e interferências, o que o dispositivo consegue graças ao isolamento galvânico de portas e filtragem de telegramas (pacotes) de acordo com uma hierarquia definível.

O Router Ethernet-KNX permite que a infraestrutura LAN local (e indiretamente também a WLAN sem fios) seja utilizada para suportar o sistema KNX. Esta solução será particularmente interessante em locais onde a criação de novas rotas de cabos exigiria trabalhos de recuperação, modernização, manutenção e extensão da instalação. Além do mais, o router é configurado através da interface disponível a partir de um browser.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Integração com a interface DALI

O KNX é uma norma avançada, mas geral, para a comunicação e organização de sistemas de controle/automatização. Por conseguinte, em muitas situações, pode ser necessário integrá-lo com soluções mais especializadas, como a interface DALI utilizada na indústria da iluminação (Digital Addressable Lighting Interface). Por exemplo, o modelo DLC é um gateway com saída em dois barramentos DALI-2, ou seja, pode gerir com um total de 128 dispositivos de controle (ECG, Electronic Control Gear). Desta forma, mesmo iluminação mais complexa (interiores de residências, escritórios e até iluminação de fachadas/arquitetônica) pode ser integrada num sistema de automação de edifícios para um objetivo mais amplo. Os gateways DALI oferecem amplas possibilidades a esta interface (por exemplo, controle da cor e da intensidade das tiras de LED RGBW, regulação da velocidade de dimming/iluminação, etc.) e, ao mesmo tempo, simplificam a predefinição de funções individuais e programas de layout completos que o utilizador pode executar através de qualquer interface selecionada (aplicação para smartphones, interruptor de parede, liberação automática/temporizada).