Muitas são as dificuldades encontradas quanto a identificação dos eletrodos de um transistor (base, coletor e emissor), entretanto, sugerimos aqui neste artigo uma simples e eficaz maneira de como proceder ao teste acima referido a partir de um multímetro analógico, o HIOKI 3007A.

 

Nota: Newton C. Braga Publicado na Eletrônica Total 40 de 1992 – O autor é nosso amigo pessoal tendo trabalhado conosco na Editora Saber na época.

 

Para se identificar o tipo de transistor, se ele é NPN ou PNP, o teste básico e até muito conhecido é o seguinte: Com o multímetro na escala de resistências (Ohmímetro x 100) devemos obter as seguintes leituras conforme mostra a tabela 1, observe com atenção a disposição das pontas de prova.

 


 

 

O multímetro proposto para os detidos fins da tabela, possui potencial de bateria interna inversa a indicações do painel e das cores das pontas de provas, ou seja, a ponta de prova vermelha, apesenta potencial negativo e a ponta de prova preta, apresenta potencial positivo.

Veja na figura 1 um esboço do que foi apresentado.

 


 

 

Agora quanto a identificação dos eletrodos (base coletor e emissor) o procedimento será o seguinte:

Ao determinarmos o tipo (NPN ou PNP) do transistor, obviamente, identificamos também o eletrodo correspondente a base, restando agora para serem identificados o coletor e emissor. Muitos técnicos utilizam uma tática bastante conhecida quando desejam encontrar esses outros dois terminais: coletor e emissor. Trata-se, porém, de medirmos com o multímetro na escala x 100 de resistências e compararmos os valores das medições obtidos, tornando-se como referência a base do componente. Nesse procedimento o terminal que apresentar maior resistência será o "emissor" e o outro, é obvio será o coletor.

Infelizmente, essa tática requer uma certa prática na leitura da escala, além de se tornar mais demorado e impreciso. O que sugerimos então é o seguinte: para aqueles que possuem o multímetro HIOKI 3007, já que nem todos os multímetros oferecem tal recurso. Entretanto, não seja algo dado pelo fabricante do aparelho, mas acredito que certamente ajudará e muito.

Como já sabemos qual o eletrodo referente a "base" se o transistor for NPN selecionamos a escala x 10 Q no multímetro e, em seguida, conectamos as pontas de prova para o ajuste de 0 (zero) Ohm. Feito isso, devemos ligá-las aos terminais a serem identificados e observar o seguinte:

- Se obtermos uma leitura que não seja infinita, embora alta a resistência, o resultado é que o eletrodo ligado a ponta de prova vermelha deverá ser o coletor e o outro ligado a ponta de prova preta será, portanto, o emissor.

- No caso de obtermos uma leitura infinita, ou seja, uma resistência tal que o instrumento não alcança, então devemos considerar o seguinte: o eletrodo sob potencial positivo (ponta de prova preta) deverá ser o coletor e o outro sob potencial negativo (ponta de prova vermelha) deverá ser o emissor.

Observe o leitor que em ambos os casos obteremos valores de leituras entre os dois limiares, um deverá ser alto, porém alcançável ao instrumento e o outro valor será infinito. Caso obtenhamos valores baixos em ambos os casos é porque o transistor certamente estará defeituoso.

O procedimento para transistores PNP é o mesmo dos transistores NPN, entretanto, devemos considerar que as polaridades para identificação deverão ser invertidas, isto é, se no transistor NPN tínhamos um certo valor de resistência embora alto quando conectamos a ponta de prova vermelha ao coletor e a ponta de prova preta ao emissor, nos transistores PNP teremos esse resultado quando conectarmos a ponta de prova preta ao coletor e a ponta de prova vermelha ao emissor. Porém, o inverso disso deverá apresentar uma leitura de resistência infinita.

 


 

 

Quando o valor lido for alto deverá ser em torno de 660 k? e aproximadamente 1,3 M?, considerando-se que o transistor será de silício. Na figura 2 temos duas figuras que informam os procedimentos apresentados e na figura 3 temos alguns aspectos de transistores que são muitos usuais e a identificação dos seus terminais.