Este artigo é parte do quarto volume da série Como testar Componentes. O leitor também encontrará procedimentos de testes de outros componentes na seção de instrumentação do site do autor.
O que são
Os fusíveis de uso automotivo têm as mesmas características dos outros tipos de fusíveis, mudando apenas sua aparência, conforme mostra a figura 1.
Esses componentes tem uma resistência muito baixa, rompendo-se (abrindo) quando a intensidade da corrente supera certo valor. As lâmpadas de uso automotivo também têm as mesmas características das lâmpadas incandescentes comuns, exceto pelo fato de que trabalham com 12 V e têm uma resistência de filamento muito menor. Seu tamanho e forma também são diferentes, conforme mostra a figura 2.
Finalmente, interruptores e chaves de automotivos também devem apresentar uma resistência nula quando fechadas e infinita quando abertas. Seu formato apenas difere das encontradas em outros usos. Evidentemente os fusíveis com invólucros de vidro ou abertos podem se verificados pela simples observação, já que vemos claramente quando o seu elemento protetor está aberto (queimado).
O que testar
Todos os dispositivos indicados podem ser testados pela simples medida da continuidade, exatamente como vimos para chaves, fusíveis e lâmpadas de outros usos.
Instrumentos Usados
• Provador de continuidade
• Multímetro
Procedimentos
Os mesmos descritos para fusíveis, lâmpadas e chaves de uso na eletrônica. Veja os itens anteriores.

















