Nosso primeiro circuito tem a estrutura mais simples, com apenas dois transistores, mas um excelente ganho.

Nota: do curso de reparação da revista Eletrônica Total 45 de 1992

Este seguidor de sinais é alimentado por apenas duas pilhas pequenas e excita diretamente um alto-falante podendo facilmente caber numa pequena caixa plástica, o que vai facilitar bastante seu uso na bancada ou portátil.

 


 

 

Na figura 19 temos o diagrama completo do nosso seguidor de sinais. A montagem em placa de circuito impresso é mostrada na figura 20.

 


 

 

 

Os leitores que quiserem fazer a montagem em ponte de terminais podem tomar como referência a disposição da figura 21. As dimensões finais da montagem serão maiores, mas o desempenho será o mesmo.

 


 

 

 

Os transistores admitem equivalentes e os resistores são de 1/8 W ou mais. Os capacitores podem ser de poliéster ou cerâmicos. O diodo é de germânio 1N34 ou equivalente. O alto-falante é de 5 a 10 cm (conforme a caixa), com 8 ohms de impedância. O controle de sensibilidade é um potenciômetro que pode incluir o interruptor geral S1, caso o contador deseje.

Para testar, basta aplicar na sua entrada um sinal que pode ser do injetor ou mesmo retirado do fone de um pequeno rádio transistorizado. Deve haver a reprodução clara deste sinal quando abrimos o controle de sensibilidade. Não ultrapasse o ponto em que o sinal satura o circuito, distorcendo.