Este artigo foi retirado da série de livros Como testar Componentes em 4 volumes do autor. Neste livro o leitor encontrará procedimentos de testes para uma grande quantidade de componentes assim como na seção de instrumentação do site.

 

O que são

Os reguladores de tensão na forma de circuitos integrados são bastante comuns em nossos dias. Os tipos analógicos que constam de uma referência de tensão e um circuito de potência são os mais comuns. Temos duas grandes famílias de CIs reguladores desse tipos: os de tensão fixa e os ajustáveis. Na figura 1 temos os símbolos e os aspectos desses componentes, que nas versões de maior potência, pela intensidade da corrente que podem controlar são dotados de recursos para montagem em radiadores de calor.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Conforme podemos ver, os tipos de tensão variável ou ajustável precisam de um circuito externo de ajuste, normalmente formado por um potenciômetro. Esses reguladores podem ser encontrados na faixa de tensões que vai de 1,25 a 40 V tipicamente com correntes na faixa de 200 mA a 5 A.

 

O que testar

O procedimento mais simples consiste em se medir resistências entre terminais, comparando-as de um circuito integrado que comprovadamente esteja bom. No entanto, não se trata de um teste completo, pois ele apenas acusa se o circuito integrado tem um curto evidente. A melhor prova é feita com um circuito de prova, conforme veremos mais adiante, ou ainda com a medição de tensões no circuito.

Provas complementares consistem na eventual verificação de ripple na saída, mas isso normalmente não está na dependência do CI, mas sim dos filtros externos, devendo antes ser examinados os capacitores.

 

Instrumentos Usados

• Multímetro

• Circuito de prova

• Osciloscópio

 

Os Testes

Como nos demais casos temos testes simples que apenas detectam um circuito com problemas quando medimos resistências muito diferentes entre os terminais. Os testes mais completos são os testes dinâmicos que permitem verificar o funcionamento do circuito integrado.

 

a. Com o Multímetro

Conforme explicamos, não se trata de uma forma completa de se testar um regulador de tensão. Essa prova pode apenas detectar a existência de alguma forte variação de características como curtos, mas não indica quando há um problema dinâmico de funcionamento. Para essa prova o leitor deve ter um circuito integrado igual ao original para fazer comparações.

 

Procedimento

a) Coloque o multímetro numa escala intermediária de resistências (x10 ou x100 para os analógicos e 2 000 ou 20 000 ohms para os digitais). No caso dos analógicos não se esqueça de zerá-lo antes de usar.

b) Compare as resistências entre os terminais do componente suspeito com o de referência (bom). Observe sempre a polaridade das pontas de prova nesse teste.

 

A figura 2 mostra como realizar essa prova.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Interpretação da Prova

Se as resistências estiverem iguais ao do tomado como referência, provavelmente o componente não apresenta problemas. No entanto, essa prova não é definitiva. Se o componente testado apresentar fortes diferenças entre as resistências, com valores muito baixos em alguns casos indicando curtos, então certamente o circuito integrado tem problemas.

 

b. Medidas de Tensão

Essa é uma prova bastante confiável, pois permite facilmente chegar a um circuito integrado regulador que tenha problemas. Basta medir as tensões na entrada e saída do CI.

 

Procedimento:

a) Coloque o multímetro numa escala de tensões que permita ler as tensões de entrada e de saída do circuito integrado (DC Volts).

 

b) Ligue o circuito em que o componente em teste se encontra. Tome cuidado para ter um acesso seguro aos terminais do circuito integrado quando realizar as medidas de tensão.

 

c) Meça a tensão na entrada e na saída do circuito integrado.

 

Na figura 3 mostramos como fazer essas medidas.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Interpretação dos Resultados

Se a tensão de saída estiver correta, então certamente o circuito integrado não tem problemas. Se a ten são de entrada estiver incorreta (baixa ou nula), mas a tensão de saída não, retire o circuito integrado do circuito e meça novamente a tensão, para ver se não é ele que apresenta algum curto, carregando a fonte principal e fazendo a tensão na sua entrada cair. Se a tensão de entrada se mantiver incorreta então o problema é dessa parte do circuito.

Se a tensão de entrada estiver correta mas a de saída não, veriique antes os componentes do circuito ligados a saída, pois pode haver algum curto. Se todos estiverem bons, então provavelmente o problema está no CI. Lembre-se de que muitos CIs reguladores de tensão cortam a tensão de sua saída quando a corrente na carga se torna excessiva (caso de curtos ou outros problemas). Desligar a carga e medir a tensão novamente na saída pode revelar se o problema é esse.

 

c. Com o Circuito de Prova

Se o teste for apenas do componente, não estando o mesmo num circuito, pode-se montar um circuito simples de prova. Para essa finalidade, devemos usar dois circuitos diferentes, conforme estejamos provando um CI de tensão fixa ou um CI de tensão variável (ajustável).

 

• Regulador de Tensão Fixa

O circuito que damos a seguir serve para os reguladores fixos positivos da série 78XX e para os reguladores de tensão fixa negativos da série 79XX. Também podem ser testados os da série LM (National) com tensões fixas de saída. O que fazemos é aplicar uma tensão pelo menos 2 V maior do que a esperada na saída e medir a tensão nessa saída, com uma pequena carga. O circuito para essa finalidade é mostrado na figura 4.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Observamos que, como a corrente de prova é muito baixa não será preciso dotar o circuito integrado de dissipador de calor.

 

Procedimento:

a) Monte o circuito indicado, que serve para reguladores até 15 V de saída. Para reguladores acima de 15 V até 24 V, use um transformador com secundário de maior tensão.

 

b) Não será preciso dotar o circuito integrado de regulador de tensão, pois faremos a prova com baixa corrente de saída.

 

c) Ajuste o multímetro para medir a tensão esperada na saída do circuito integrado.

 

d) Ligue o circuito e meça a tensão na saída do circuito integrado, observando a sua polaridade.

 

Na figura 5 mostramos esse procedimento, com a pinagem de alguns circuitos integrados reguladores comuns que podem ser testados com este circuito.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Interpretação da Prova

A tensão medida na saída do circuito integrado se encontra correta. Nestas condições podemos dizer que o componente se encontra bom. A tensão medida é nula ou está muito abaixo do normal. Verifique a tensão de entrada do CI. Se estiver normal, o CI pode estar aberto. Se estiver abaixo do normal e o CI esquentar então ele está em curto.

Se a tensão na saída do CI voltar ao normal quando a carga for desligada (circuito alimentado), é o circuito alimentado que se encontra com problemas.

 

• Regulador Ajustável

Para reguladores de tensão ajustáveis, como os da série LM da National, podemos usar o circuito mostrado na figura 6.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Esse circuito permite aplicar uma tensão na entrada do CI e ajustar a saída dentro da faixa indicada, com a comprovação de funcionamento.

 

Procedimento:

a) Monte o circuito indicado, observando que a tensão máxima que vai ser obtida na saída é aproximadamente 2 V a menos que a tensão aplicada na entrada do circuito integrado.

 

b) Ajuste o multímetro para fazer medidas de tensões continuas no circuito montado.

 

c) Não será preciso dotar o circuito integrado de radiador de calor, pois a carga na saída será de baixa corrente. Essa corrente deve ser um pouco maior que o mínimo exigido para que o CI funcione normalmente.

 

d) Ligue o circuito com o multímetro ligado na saída (observe a polaridade das pontas de prova) e atue sobre o potenciômetro, observando a tensãoindicada pelo instrumento.

 

A figura 7 detalha esse procedimento.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Interpretação da Prova

A tensão de saída varia entre 1,2 V (*) aproximadamente e 2 V abaixo da tensão de entrada. Neste caso o circuito integrado se encontra bom. A tensão não varia se mantendo em 0 V ou num valor fixo qualquer. Testando os componentes externos do circuito, todos estão bons. A tensão de entrada é normal. Neste caso, podemos suspeitar que o circuito integrado tem problemas. O circuito integrado também pode manifestar sinais de aquecimento.

 

(*) Observamos que a tensão mínima da maioria dos reguladores de tensão variável é de 1,25 V, pois esse é o valor do diodo zener interno que eles possuem.

 

d. Verificação de Ripple com o Osciloscópio

O ripple ou ondulação de uma fonte é uma característica muito importante nas aplicações ue envolvem o uso de fontes de alimentação. Trata-se da variação que a tensão de saída sofre em função da eficiência do processo de filtragem. Na figura 8 temos essas características representadas graficamente.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Tanto mais eficiente será a filtragem de uma fonte quanto menor for a sua tensão de ripple. Na figura 9 mostramos o modo de se visualizar a tensão de ripple de uma fonte simples com retificação de meia onda com um diodo e uma corrente de carga da ordem de 150 mA.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O circuito foi simulado no MultiSim. Se o leitor tiver acesso ao programa, altere o valor do capacitor e da resistência de carga (corrente de carga) para ver como isso afeta o ripple. Observe que o osciloscópio é ajustado para visualizar apenas a componente AC da tensão da fonte, ou seja, é colocado na posição AC.

Observamos que eventuais deficiências de uma fonte que apresente ripple excessivo normalmente se devem a problemas com os capacitores, se bem que muitos circuitos integrados usados em fontes possuam a função “rejeição de ripple” que eventualmente pode falhar num circuito.

O teste mostrado permite medir a tensão de ripple e com isso calcular a porcentagem de ripple de uma fonte. Para isso, empregamos a seguinte fórmula:

 

Rp = 100 x Vr/Vs

 

Onde:

Rp - porcentagem de ripple

Vr – tensão de ripple (V)

Vs – tensão de saída (V)

 

Para medir a tensão de saída da fonte usando o osciloscópio, passa a chave da função AC para DC.

 

Interpretação da Prova

Um ripple excessivo observado na tela de um osciloscópio exige que os componentes da fonte, partindo dos capacitores de filtro até o circuito integrado regulador sejam analisados.