Alternadores são geradores que convertem energia mecânica em energia elétrica, mas na forma de uma corrente alternada, diferentemente dos dínamos que fazem a mesma conversão, mas fornecem correntes contínuas.

 

Os alternadores são formados por um conjunto de bobinas que se move dentro de um campo magnético que tanto pode ser criado por um segundo conjunto de bobinas como imãs permanentes.

 

Na figura 1 temos a estrutura de um alternador do tipo usado em automóveis.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Na figura 2 temos o princípio de funcionamento.

 


 

 

 

Quando as espiras que giram cortam as linhas de força do campo magnético é criada uma tensão que varia com a velocidade e ângulo segundo a qual as espiras cortam o campo.

 

A tensão gerada é recolhida por escovas que através de eletrodos apropriados disponibiliza a tensão gerada para a alimentação de um circuito externo. O sinal fornecido por um alternador é senoidal.

 

Nos automóveis são usados alternadores para gerar energia para a carga da bateria e apara a alimentação de outros dispositivos.

 

Como a tensão gerada é alternada o alternador de uso automotivo conta com um sistema retificador, conforme mostra a figura 3.

 


 

 

 

Nas usinas geradoras de energia são usados grandes alternadores que são movimentados por quedas d’água ou ainda motores de acionamento térmico ou a diesel.

 

Nestes casos, como a corrente disponibilizada pela rede de energia é alternada, não há necessidade de se utilizar sistemas retificadores.

 

 

 

Ver também:

 

• Corrente alternada (326)

• Geradores (357)

• Dínamos (511)

• Corrente elétrica (28)

• Retificação (99)

 

 

NO YOUTUBE