Um laser pointer ou um laser neon pode ser usado como fonte de luz em alguns experimentos envolvendo imagens paranormais. Outras aplicações para este circuito incluem experimentos em meditação transcendental, PES, etc.
Nota: este artigo foi originalmente escrito para meu livro Electronic Projects from the Next Dimension. Veja em PN00 nota sobre o assunto de que ele trata. Projetos semelhantes podem ser encontrados no site.
A ideia básica é o uso de um modulador para fazer com que o feixe de luz mude de direção de acordo com os sinais de uma fonte sonora e, a seguir, desenhar figuras em uma tela, conforme mostrado na Fig. 1.

Utilizando qualquer fonte de sinal ou ruído no processo de modulação, a figura produzida na tela pode revelar formas estranhas ao ser fotografada. Obviamente, o circuito tem outras aplicações, como shows de luzes, e produz efeitos visuais interessantes quando o circuito de modulação é conectado à saída de um amplificador de áudio. Atualizando o circuito com um controle de espelho de dois eixos, o circuito pode ser conectado à saída de um processador para desenhar imagens em uma tela.
Como funciona
Um pequeno espelho é afixado a um alto-falante, conforme mostrado na Fig. 2. Quando o cone do alto-falante se move para frente e para trás, o espelho muda sua posição, alterando o ângulo de reflexão do feixe de laser. Como o movimento do cone é rápido, o feixe refletido desenhará figuras aleatórias em uma tela de projeção. Se uma câmera fotográfica for colocada em frente à tela com o obturador aberto (tempo de exposição), as figuras produzidas pelo feixe podem ser gravadas em filme.

Montagem
Usando cola, fixe um pequeno espelho no cone de um alto-falante de 4 a 6 polegadas. Recomenda-se uma supercola ou um epóxi.
O alto-falante é conectado à saída de qualquer amplificador de baixa potência (0,5 a 5 W). Não use amplificadores de alta potência, que podem danificar o alto-falante se você aumentar muito o volume.
Em operação normal, você só precisa de vários miliwatts para gerar uma imagem em uma parede. O tamanho da imagem depende da distância entre o espelho e a parede.
O laser deve ser colocado em uma posição que permita que o feixe seja apontado para o espelho e refletido na parede ou tela. Um tripé ou outro suporte pode ser usado para esta tarefa.
Aviso: A radiação laser é perigosa. Evite a exposição direta ao feixe.
Usando o circuito
Aponte o laser para o espelho para que ele produza um ponto de luz na tela. A tela pode ser de papelão branco ou qualquer parede branca.
Conecte a fonte de áudio na entrada do amplificador. Qualquer uma de nossas fontes de ruído pode ser usada como fonte de áudio em experimentos envolvendo EVP e EIP.
Ajuste o controle de volume do amplificador de áudio, começando do mínimo para produzir uma imagem de tamanho adequado. (O "tamanho adequado" depende da distância entre a tela e a câmera que você usará para registrar as imagens.) Para fazer experimentos com uma câmera fotográfica, abra a lente por um período de 15 a 40 segundos, registrando as imagens no intervalo. Outras fontes de luz no ambiente devem ser extintas para evitar a superexposição do filme.
Lembre-se de que o alto-falante não tem muita resposta de alta frequência. Essa limitação é um fator ao trabalhar com sinais de alta frequência e também com ruído branco.
Sugestões
■ O espelho pode ser movido por dois alto-falantes, conforme mostrado na figura acima, combinando sons de duas fontes. Neste experimento, o espelho produzirá movimentos de dois eixos que são determinados pelos sinais aplicados aos alto-falantes.
■ Você pode usar outras fontes de luz nos experimentos, como holofotes coloridos, lanternas, etc.
■ Os filtros de áudio podem ser adicionados em série com o alto-falante (consulte os experimentos com EVP) para permitir que apenas faixas de frequência específicas afetem os experimentos.
Observação
Este circuito pode ser utilizado para espetáculos de luzes em clubes ou outros eventos públicos. Ele produzirá imagens dançantes quando o alto-falante for conectado à saída do amplificador de endereço público (ou outro). Se o alto-falante estiver conectado a um amplificador de alta potência, use um resistor (100 Ω a 1 kΩ) para reduzir a potência de áudio aplicada a níveis seguros.

Lista de Peças
Alto-falante SPKR 4 ou 8 Ω x 4 ou 6 polegadas (10 ou 15 cm)
Espelho X1 (2 x 2 cm)
Amplificador de áudio M (ver texto)
Fonte de laser L (apontador laser ou laser neon)
Diversos
Fios, câmera de vídeo ou fotográfica, tela, etc.
Nota: este projeto aparece em outros pontos deste site em versões levemente diferentes, conforme o local em que foi publicado.















