Nosso segundo circuito para uma câmera Kirlian (Primeiro em PN058) ou máquina Kirlian usa um transformador de luz de néon automotivo comum. Esses dispositivos não são realmente transformadores, mas inversores (ou conversores CC / CA) que mudam a tensão CC de 12-14 V de uma bateria de carro para CA de alta tensão de 2.000-4.000 V. O dispositivo é basicamente formado por um dispositivo de alta potência oscilador que conduz um transformador de alta tensão.

Nota: este artigo foi originalmente escrito para meu livro Electronic Projects from the Next Dimension. Veja em PN00 nota sobre o assunto de que ele trata. Projetos semelhantes podem ser encontrados no site. Digite magnético na busca para encontrar artigos.

 

Em particular, recomendamos para este projeto três transformadores de neon de alta tensão que podem ser encontrados no mercado dos EUA e que fornecem tensões de saída entre 2.000 e 4.000 V. No Brasil pode haver equivalentes.

Um é o MINIMAX4, da Amazing Products, uma divisão da Information Unlimited (http://www.amazingl.com/voltage.html). Ele é classificado para 14 Vdc de voltagem de entrada e uma saída de 3.000 a 4.000 V, com corrente entre 5 e 10 mA. Outro dispositivo da mesma empresa, mas menos potente, é o MINIMAX3, com tensões de saída especificadas entre 2.000 e 3.000 V.

O terceiro é o NEONXA, também da Amazing Products, e as informações podem ser encontradas na página da internet http://amazingl.com/neondc.htm.

A principal vantagem de usar esses transformadores é que o circuito é fácil de montar. O leitor terá apenas que adicionar a fonte de alimentação (ou usar bateria de carro ou até células 8 D) e o eletrodo.

Em nosso projeto, vamos alimentar este circuito com uma fonte de alimentação de 12 Vdc e conectá-lo aos eletrodos descritos nos projetos anteriores.

Como a frequência utilizada para este tipo de inversor é maior, e o desempenho também é melhor que o do projeto anterior, boas fotos e imagens de auras podem ser obtidas.

 

 

Como funciona

 

O circuito é formado por uma fonte de alimentação de 12 V, o transformador da lâmpada de néon do carro e o eletrodo. Para a fonte de alimentação, um circuito simples é fornecido. A tensão CA é reduzida pelo transformador e aplicada a uma ponte de diodo. A baixa tensão CC após os diodos é filtrada por C1 e estabilizada em 12 V pelo circuito integrado 7812 (regulador de tensão).

Os 12 Vdc são usados ​​para alimentar o transformador da lâmpada de néon do carro, que fornece uma saída entre 3.000 e 4.000 V. Essa alta tensão é aplicada aos eletrodos. Uma opção de alimentação é a utilização de bateria de 12V para carro ou motocicleta. Também é possível usar células de 8 D ou duas baterias de lanterna de 6 V conectadas em série. Mas, como o consumo de corrente é alto, a vida útil das baterias não é longa quando usadas para essa tarefa.

Outra opção é o uso de uma fonte de alimentação de 12-14 V conectada à rede elétrica CA (tipo comercial). Encontre um classificado para 800 mA ou mais e observe a polaridade do conector de saída (positiva ou negativa no centro, conforme mostrado na Fig. 2).

 

 

Montagem

 

A Figura 1 mostra o diagrama completo desta versão de uma máquina Kirlian usando um transformador de luz de néon de carro.

 

Figura 1 - Máquina Kirlian II
Figura 1 - Máquina Kirlian II

 

 

A fonte de alimentação é a única parte a ser montada pelo leitor. Uma barra de terminais pode ser usada como o chassi para os pequenos componentes desta parte.

É importante instalar todas as peças em uma caixa, pois estamos trabalhando com tensões de linha de alimentação CA, que apresentam um perigo real de choque se alguma parte energizada for tocada. Recomendamos o uso de uma caixa de plástico ou madeira para reduzir o perigo de choque se qualquer parte interna tocar nela. Não use uma caixa metálica.

 

 

Eletrodos

Os eletrodos são montados como no projeto anterior. Use fios curtos para conectar a saída do transformador de alta tensão a eles. Os eletrodos podem ser colocados na caixa.

 

 

Testando e Usando o Circuito

 

O detector de alta voltagem da lâmpada de néon pode ser usado para testar este circuito. Se o circuito estiver OK, colocar o detector de alta tensão próximo ao eletrodo acenderá a lâmpada de néon.

 

Figura 3 Saídas de conversores CA / CC.
Figura 2 - Saídas de conversores CA / CC.

 

 

Conecte o terminal de aterramento a uma fonte de aterramento adequada. Ligue S1, ligando o circuito. Um "chiado" pode ser ouvido se o circuito estiver funcionando corretamente. Isso é produzido pela alta tensão nos eletrodos.

No escuro, coloque o dedo no eletrodo. Se você sentir a sensação de estar chocado, é necessário fazer algumas alterações em seu projeto, da seguinte forma:

1. Substitua o plástico ou vidro do eletrodo por uma peça mais espessa.

2. Certifique-se de que o transformador seja o correto e que esteja conectado conforme indicado na descrição do projeto. Se o circuito parece funcionar bem, você pode começar com seus experimentos. Sempre use sapatos ao fazer esses experimentos e não toque em nenhum objeto metálico. Se plantas ou outros objetos sem conexão com o aterramento forem usados ​​no experimento, conecte-os ao aterramento com um fio.

 

 

Sugestões

 

■ Use filtros de cores como nos outros experimentos.

■ Filmes sensíveis a UV e IR (ultravioleta e infravermelho) podem ser usados ​​experimentalmente para registrar as imagens.

■ Capture as imagens registradas nas fotos usando um scanner e processe-as usando qualquer software de computador adequado.

 

 

Lista de Peças:

 

Semicondutores

IC1 7812Circuito integrado, regulador de tensão

D1, D2 1N4002 ou diodos retificadores de silício equivalentes

Capacitores

C1 1.000 µF / 25 WVDC, eletrolítico

C2 220 µF / 16 WVDC, eletrolítico

Diversos

T1 Transformador, 117 VCA ou tensão da linha de alimentação CA primária; 12 C, CT x 1 A secundário

F1 1A Fusível

X1 Transformador de luz neon automotivo, MINMAX4 ou NEONXA (ver texto)

Tira de terminais, dissipador de calor para IC1, fios, porta-fusíveis, eletrodos, filmes fotográficos, cabo de alimentação, solda, etc.

 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST