Megohmetro (ALM1309)

Medidor de resistências muito altas ou de isolamento. O que um medidor de isolamento ou Megohmetro faz é medir a resistência de isolamento de uma instalação, motores, transformadores, e instalações elétricas em geral para verificar sua integridade.

O método empregado no teste depende do equipamento que está sendo testado.

Por exemplo, no teste de um sistema em que fugas que dependem de capacitância são pequenas, elas podem ser desprezadas e a estabilização do instrumento de medida ocorre rapidamente.

Já num sistema com elevadas capacitâncias, é preciso levar em conta o tempo que a corrente no circuito leva para estabilizar.

Existem casos em que essas capacitâncias são suficientemente altas para que a estabilização da corrente do instrumento leve horas. Para esses casos podem ser usados testes alternativos.

A figura 1 mostra o que ocorre com resistências e capacitâncias parasitas que podem estar presentes num cabo e que podem afetar a medida de isolamento.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia