TV Philips 29PT558A (SER395)

Defeito: fonte baixa

Autor: Alexandre José Nário

 

Relato:

Inicialmente desliguei todas as tensões na saída do transformador chopper e as mesmas se mantiveram baixas. Diante do fato, as suspeitas recaíram sobre o circuito primário da fonte. Na etapa primária da fonte, Verifiquei os resistores e todos estavam com os valores corretos.

Essa fonte chaveada é auto-oscilante (quando se liga o aparelho, um resistor polariza a base do regulador e este conduz, fazendo passar corrente no chopper que induz um pulso no secundário, sendo aplicado na base através de um resistor em conjunto com um capacitor. O regulador então corta, interrompe a corrente, e o chopper induz outro pulso para a base fazendo o regulador conduzir novamente e este ciclo repete-se. Por isso, denomina-se fonte auto oscilante. O +B na saída desta fonte já está estabilizado e vai alimentar o circuito horizontal do televisor).

A prática constante ao longo dos anos me revelou que os foto-acopladores da Philips apresentam muitos problemas (fugas ou discrepâncias de valores). Fiz sua troca por um componente novo (mesmo sem testar) e ao ligar o aparelho o defeito foi solucionado.

 


 

 

 


Opinião

O que vem pela frente (OP210)

Uma das características do Instituto Newton C. Braga é a manutenção do ritmo de suas realizações, independentemente do que se passa no nosso mundo. Não foi a pandemia, nem crises de qualquer tipo que alteraram nosso ritmo de trabalho.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)