Oscilador por Deslocamento de Fase (MSB036)

Neste tipo de oscilador uma rede RC formada por três capacitores e três resistores desloca a fase do sinal de modo a invertê-la e com isso tornar possível uma realimentação positiva que mantém as oscilações. No circuito da figura 1, os resistores R e os capacitores C formam esta rede, determinando a frequência de oscilação. A alimentação pode ser feita com tensões entre 9 e 12 V. Para os valores dos componentes, a frequência estará na faixa de áudio. Através da simulação, pode-se alterar os capacitores de modo a se obter a frequência desejada. Observe, entretanto que os capacitores C devem sempre ter o mesmo valor. O transistor pode ser qualquer um de uso geral. O sinal obtido na saída tem boa intensidade como será possível visualizar pelo osciloscópio virtual do Multisim.

 

Figura 1 – Circuito do oscilador por deslocamento de fase.
Figura 1 – Circuito do oscilador por deslocamento de fase.

 

 

Circuitos deste tipo são ideais para se gerar sinais senoidais de baixas frequências. Na simulação é preciso esperar um pouco para que as oscilações tenham início. A forma de onda do sinal gerado é mostrada no osciloscópio virtual do Multisim, na figura 2.

 

 

   Figura 2 – Forma do sinal gerado.
Figura 2 – Forma do sinal gerado.

 

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0036.zip)


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia