Oscilador Senoidal - NE0002

Este é um circuito útil para gerar sinais senoidais de baixa freqüência de boa intensidade, utilizando como base apenas um transistor e como etapa amplificadora mais um transistor de efeito de campo de potência. O circuito completo é dado na figura abaixo e sua simulação no Multisim está disponível para download clicando aqui. Da mesma forma, disponibilizamos a Net List para os que desejam exportar o circuito para outros programas de simulação.

Na tela abaixo temos a forma de onda do sinal gerado. Observe que R1 serve para ajustar a distorção deste sinal, podendo eventualmente este componente ser substituído por um resistor fixo.

Observe que o sinal gerado tem uma amplitude de aproximadamente 2 V (2 V por divisão) o que é um valor bastante apropriado para a maioria das aplicações.
Neste circuito os resistores e os capacitores da rede de retardo determinam a freqüência de operação, podendo ser alterados pelo leitor, conforme a aplicação desejada. Para os valores indicados a freqüência é de aproximadamente 127 Hz. No entanto, o leitor pode fazer alterações de acordo com sua necessidade, dando preferência a modificação dos capacitores que devem ser todos iguais. Por exemplo, se reduzirmos à metade o valor dos capacitores (22 nF) a freqüência subirá para aproximadamente 250 Hz. Na simulação com o Multisim é preciso esperar vários ciclos de varredura do osciloscópio para que a imagem do sinal gerado apareça.
Numa montagem prática podem ser utilizados transistores equivalentes tanto ao BC548 como ao FET. A tensão de alimentação pode ficar entre 9 e 12 V. Com tensões mais baixas pode ser difícil fazer com que o circuito parta. Para sinais senoidais com tensões menores sugerimos o uso de osciladores de duplo T ou Hartley.

 

Clique aqui para obter os arquivos da simulação


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...