Resistência de Lâmpada Incandescente (DUV132)

Para confirmar se uma lâmpada incandescente é de 100 W x 110 V, pois a marcação estava apagada, medi a resistência com o multímetro. Pelos meus cálculos, ela deveria ter uns 110 ? (R = V/I e a corrente seria de 1 A). No entanto, o multímetro indicou muito menos, uns 30 ?. O Problema é do multímetro?

Renato

 

Não, o problema não é do multímetro. Ele mediu a resistência do filamento da lâmpada a frio, que é muito menor. Os filamentos frios e contraídos das lâmpadas apresentam uma resistência muito menor do que quando estão quentes, com a lâmpada acesa. Essa resistência, que chega a ser muitas vezes menor do que a nominal, é que causa o impacto de corrente quando ligamos a lâmpada. A corrente inicial é sempre muito grande. A simples medida da resistência do filamento de uma lâmpada não serve, portanto, para se saber qual é a potência dessa lâmpada.

 

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...