Potência de alto-falantes (IP1204)

Nos alto-falantes, são encontradas duas indicações normalmente: a sua impedância, dada em ohm (Ω), e a sua potência dada em watts (W).

A primeira refere-se ao modo como o alto-falante deve ser usado de modo a poder receber toda a energia do amplificador com a qual operar.

A segunda, que é a potência costuma ser causa de algumas confusões por parte dos menos informados.

A potência marcada nos alto-falantes é a potência máxima (RMS) que ele pode suportar sem perigo de sofrer dano. Isso significa que um alto-falante de 20 W não fornece obrigatoriamente 20 W de som. Este alto-falante pode ser ligado na saída de qualquer amplificador desde que sua potência seja menor ou igual a 20 W.

Veja o leitor que os alto-falantes não podem "fabricar" potência o que quer dizer que de nada adianta usar um alto-falante de grande potência num amplificador fraco, pois isso de nada adiantará para aumentar seu som.

Na compra de um alto-falante deve-se observar a sua qualidade que não está condicionada a sua potência mas sim a sua curva de resposta. Para a potência basta observar que o alto-falante usado não receba mais do que pode suportar.

 

Obs.: atualmente devido ao fato de muitos fabricantes de amplificadores estarem especificando suas potências em termos de watts IHF, os fabricantes de alto-falantes visando facilitar a escolha certa dos mesmos também começam a dar as suas potências em termos IHF e não RMS.

 

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia