Como Obter 12 Vdc de um Transformador de 6+6 V (IP767)

Se você deseja montar um projeto que exija um transformador de 12 + 12 V para que, retificando esta tensão com dois diodos seja possível alimentar um circuito com 12 V, mas na hora de procurá-lo, só encontra tipos de 6 + 6 V, existe uma solução para que ele possa ser usado. A única exigência é comprar quatro diodos em lugar de dois para a retificação.

Na figura 1 mostramos então como deve ser feita a ligação do transformador com os diodos em ponte para se obter 12 V contínuos de um transformador de 6 + 6 V.Observe entretanto, que a corrente do transformador deve ser dobrada. Por exemplo, para se obter 500 mA, o transformador usado deve ser de 6 + 6 V x 1 A.

 

Figura 1- Conexão do transformador
Figura 1- Conexão do transformador

 

E, utilizando um zener ou um regulador fixo, a tensão de 12 V pode ser baixada para 9 ou 7,5 V, conforme as necessidades.


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia