Este artigo faz parte do livro "Instalações Elétricas Sem Mistérios" de 2005. Novas normas para instalações são adotadas hoje. Sugerimos que o leitor veja a nota no final do artigo.

 

As torneiras elétricas funcionam segundo o mesmo princípio dos chuveiros elétricos.

Temos também um compartimento onde a água penetra e onde existe um elemento de aquecimento ligado à rede de energia.

A potência deste elemento depende tanto do fluxo de água como da temperatura final desejada, variando tipicamente entre 1 800 e 5 000 W para os tipos comuns. Trata-se portanto de um ele­tro­­do­més­tico de consumo bastante elevado e que exige uma instalação especial capaz de suportar correntes elevadas.

Os fios usados nas instalações de torneiras elétricas são os mesmos usados nas instalações de chuveiros, conforme a tensão da rede e a potência.

Também deve ser levada em conta a operação em meio úmido, que exige a precaução especial do fio terra instalado da mesma forma que no caso do chuveiro.

Assim, para a instalação de uma torneira elétrica os procedimentos são os mesmos seguidos na instalação de um chuveiro elétrico.

Na figura 1 temos o modo de fazer a conexão dos fios de ligação da torneira, usando uma barra de terminais com parafusos para maior segurança.

Evidentemente, os fios devem ficar em local bem protegido, de modo a evitar o contato acidental que poderia causar choques perigosos.

 

Instalando uma torneira elétrica.
Instalando uma torneira elétrica.

 

PROBLEMAS COM A TORNEIRA

Os problemas que ocorrem com uma torneira elétrica, em princípio, são os mesmos que acontece com os chuveiros como:

 

a) Problemas de aquecimento devido à pressão da água que podem ser corrigidos com o uso da arruela de fluxo ou ainda com a mudança da potência do elemento de aquecimento.

O pressurizador, em princípio, também pode ser usado na solução de problemas com torneiras, mas não é uma solução considerada ideal, tanto pelo espaço para sua instalação como pelos resultados finais.

 

b) Problemas de funcionamento pela abertura dos fusíveis ou disjuntores ou ainda a interrupção dos elementos de aquecimento.

 

c) Problemas de choques devido a um aterramento deficiente.

 

 

INSTALANDO OUTROS TIPOS DE AQUECEDORES DE ÁGUA E DE AMBIENTE

Os aquecedores de água e mesmo de ambiente são aparelhos de alto consumo, exigindo correntes elevadas e portanto instalações dimensionadas para que possam suportá-los.

Não se recomenda a ligação de um aquecedor de ambiente portátil, do tipo mostrado na figura 2, em uma tomada onde existam outros aparelhos funcionando.

 

Aquecedor elétrico de ambiente.
Aquecedor elétrico de ambiente.

 

O alto consumo deste aparelho sobrecarrega a instalação podendo ocasionar problemas, principalmente se os outros aparelhos usados na mesma tomada também forem de consumo elevado.

Recomenda-se, neste caso, que o aparelho seja ligado em tomada separada ou ainda que haja uma instalação específica para seu uso, inclusive com uma tomada de alta corrente para os tipos que exigem mais de 1 000 W na rede de 110 V ou 127 V.

Para os casos em que a instalação é definitiva como, por exemplo, em aquecedores centrais, deve ser previsto o uso de fio apropriado numa instalação, se possível independente com disjuntores ou fusíveis separados.

Nesta categoria de aparelho podem ser enquadradas as secadoras de roupas com elementos de aquecimento. Elas possuem elementos de nicromo que geram calor para a evaporação da água, normalmente exigindo correntes elevadas, mas menores do que as dos aquecedores de ambiente.

A presença de alta tensão num elemento exposto e numa atmosfera úmida é o principal ponto a ser observado neste aparelho, que exige atenção em relação à segurança.

Na figura 3 temos um exemplo de aparelhos deste tipo com sua instalação, que pode ser feita pela ligação numa tomada comum ou através de conexão a uma rede própria definitiva.

 

 

Cabos e extensões devem ser alta corrente.
Cabos e extensões devem ser alta corrente.

 

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes.