Voltage - RMS and Average (ING009)

Quando se mede tensões, os termos RMS e médio (average) aparecem com freqüência, e em alguns casos na forma original em inglês. A confusão ocorre quando se tenta traduzir esses termos ou ainda explicar seu significado tecnicamente sem misturar os termos do inglês original com os que são empregados no nosso idioma. O problema ainda pode se agravar quando se tenta passar um texto técnico do português para o inglês. É das tensões e seus valores que vamos tratar neste nosso artigo “Inglês Instrumental” deste mês.

 

O primeiro problema que ocorre quando tratamos das tensões e correntes alternadas está no fato de que em nosso idioma costumamos usar o termo “tensão” enquanto que, em inglês, o termo usado é “voltage”.

Se bem que em certos artigos técnicos, principalmente alguns mais antigos ainda seja usado o termo “voltagem” para especificar a tensão existente num circuito ou num ponto qualquer de uma fiação, não se trata de termos adotado nos meios profissionais.

Por outro lado, quando tratamos de tensões e correntes alternadas (alternating current , alternating voltage) abreviadas por CA em português e AC em inglês, e seus valores como o médio quadrático e médio é comum que se usem tanto as abreviações como até mesmo os termos no original.

Para que possamos analisar melhor os significados dos termos envolvidos nas especificações de tensões e correntes alternadas vamos pegar um texto do livro Sourcebook for Electronics Calculations, Formulas and Tables de Newton C. Braga, publicado pela Prompt nos Estados Unidos em 1999 – pg 71.

 

“The rms value, or root mean square, is also called effective value and is equivalent to the same-numbered DC-value in the heating effect it creates in a resistance”

 

Vocabulário:

root mean square – médio quadrático

effective – eficaz

same-numbered – mesmo valor numérico

heating – aquecimento

DC-value – valor DC

DC – Direct Current – corrente contínua

 

Traduzindo o texto temos:

O valor rms, ou médio quadrático, é também chamado valor eficaz e é equivalente ao mesmo valor numérico para uma corrente DC no efeito de aquecimento que ele cria numa resistência”.

O valor médio quadrático ou rms corresponde ao valor que uma tensão alternada deve ter para produzir o mesmo aquecimento numa resistência que uma corrente contínua determinada. Assim, conforme mostra a figura, uma tensão de V volts de pico de um sinal senoidal, causa o mesmo aquecimento num resistor que uma tensão contínua que tenha 0,707 do valor de V. Por isso, o valor rms de uma tensão senoidal é 0,707 ou 70,7% de seu valor de pico.

O nome “quadrático” de “square root” (raiz quadrada) vem justamente do fato de que, para uma tensão ou corrente senoidais o valor de pico é caclulado multiplicando-se o valor rms pela raiz quadrada de 2, ou seja, 1,4142.

No cálculo inverso, o valor rms é obtido multiplicando-se a tensão de pico por 0,707, como vimos, que é a raiz quadrada de 2 dividido por 2, conforme a fórmula abaixo:

 

Vrms = 0,707 x Vpico onde

 

0,707 = raiz quadrada de 2/2

 

ou

 

Vpico = 1,414 x Vrms onde

 

1,414 = raiz quadrada de 2

 

Nos textos em inglês encontramos ainda o termo “peak” para indicar o valor máximo que uma tensão ou corrente atinge num ciclo. Assim, do mesmo livro podemos tomar o seguinte texto:

 

Umax is the highest positive or negative value of the voltage in one cycle in volts (V) ”

 

Traduzindo:

 

U max é o valor positivo ou negativo mais alto da tensão em um ciclo em volts (V)”.

 

 

Destacamos neste texto alguns outros pontos importantes:

Em inglês existem os termos highest e higher que podem ser encontrados em textos diversos. Highest é usado para designar o “mais alto de todos”, enquanto que higher é usado para designar simplesmente “mais alto”.

 

Os texto abaixo serve para mostrar a diferença:

The voltage in A is higher than in B, but the voltage in C is the highest in all the circuit”.

 

Traduzindo:

A tensão em A é maior do que em B, mas a tensão em C é a mais alta de todo o circuito”.

 

Uma outra curiosidade que deve ser observada nos textos em inglês é que, quando se refere a uma tensão alternada, o texto pode tratá-la como uma “tensão de corrente alternada” ou “an AC Voltage”.

 

Resumindo:

Nos textos em inglês utiliza-se o termo “voltage” para especificar tensões. Highest e higher têm significados diferentes. RMS significa root mean square ou valor médio quadrático.

 

Acrônimos importantes:

RMS – root mean square – valor médio quadrático

AC – Alternating Current – corrente alternada

DC – Direct current – corrente contínua

 

Mas, cuidado, nem tudo que é RMS é valor médio quadrático. Vejam os exemplos:

Rack Mount Space – Espaço para montagem em rack

Radar Maintenance Spares – Sobresalentes para Reparos em Radar

Radiation Monitoring System – Sistema de Monitoramento de Radiação

Railway Mail Service – Serviço de Correio Ferroviário

Range Measuring System – Sistema de Medida de Alcance

 

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia