Camisa da Mouser Microcontrolada (MIC181)

Neste artigo vamos ensinar como customizar uma camisa da Mouser, costurando nela alguns LEDs! Sim, costurar LEDs é possível e neste artigo veremos como fazer isto. 

 

Se precisar de componentes originais e com o envio imediato, acesse mouser.com
.

- 1 camisa (ou outra peça de roupa)

- 4 LEDs wearable ( https://br.mouser.com/ProductDetail/SparkFun/DEV-13902?qs=sGAEpiMZZMsB9HsreUc%252bia0YTkZx1VZiPRDpDQDrSSU%3d )

- 5m de linha condutiva

- agulha de mão nº3

- tesoura

- suporte de pilha ou bateria wearable (Lilypad Power Supply)

- bastidor de bordado (nº 14 ou acima)

linha de bordado colorida (opcional)

 

Montagem

Abra o bastidor de bordado, separando-o em duas partes (círculo interno e externo). Posicione a camisa onde deseja fazer o bordado, com o círculo interno do bastidor na parte de trás e o maior na parte da frente.

 


 

 

 

Mantenha a camisa esticada sobre o bastidor para melhor aproveitamento do bordado.

O circuito desde projeto está na próxima imagem:

 


 

 

Atente-se às posições do positivo (+) e negativo (-) dos LEDs. Como a linha condutiva não tem cores diferentes, cuidado para não inverter as polaridades ao costurar.

Inicie por um dos polos positivo ou negativo. Coloque um pedaço de linha condutiva (cerca de mais ou menos 50 cm) na agulha, deixando um pedaço muito maior que o outro.

Prenda com três ou 4 voltas cada pad (bateria e LED) e comece a costurar entre os pontos comuns. Quando chegar no próximo pad, dê mais três ou quatro voltas até completar o caminho do polo onde começou.

 


 

 

 

Obs: NÃO UTILIZE A MESMA LINHA PARA OS POLOS POSITIVO E NEGATIVO. Ao costurar, faça interligação entre todos os pads, CORTE a linha para iniciar o outro pad, pois sem cortar coloca a bateria e LEDs em curto circuito.

Não costure as linhas de positivo e negativa próximas. Mantenha uma distância para evitar um possível curto.

 


 

 

 

Verifique se costurou todos os PADs entre o suporte de bateria e LEDs utilizando um multímetro para medir continuidade entre a linha. Também verifique possíveis curtos entre positivo e negativo.

Ao realizar a verificação, coloque a pilha (ou bateria) sobre o suporte e use o switch on/off para ligar o circuito. Se não funcionar, verifique todas as ligações e novamente utilize um multímetro para verificar se há curto entre pads dos LEDs ou suporte.

Se tudo estiver funcionando corretamente, seu bordado sobre a camisa ficará parecido com a próxima imagem:

 


 

 

 

Você pode utilizar linha de bordado colorida para customizar ainda mais seu projeto. Para a camisa desde, utilizei linha verde e amarela ao redor do logo.

Uma característica interessante deste projeto é que pode ser lavado à mão, pois a linha condutiva e LEDs são à prova d´água. Retire a bateria antes de lavar.

 


 

 

Se quiser, pode deixar seu projeto mais personalizado colocando um Arduino Wearable para aumentar as possibilidades com LEDs e sensores: Lilypad Arduino, Adafruit Flora, Adafruit Gemma ou Gedeaninha.

Gostou do projeto? Deixe seus comentários. E se o fizer, deixe suas dúvidas ou sugestões.

 

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mudanças realizadas (OP206)

Nas últimas semanas nosso site e mesmo nossa empresa passaram por diversas modificações, atualizações e lançamentos. Assim, muitos podem ter percebidos alguns problemas de instabilidade do site em certos momentos nas semanas passadas.

Leia mais...