NOSSAS REDES SOCIAIS -

Alarme de Vibração (MIN659)

Este alarme presta-se à proteção de locais ou objetos que estejam sujeitos a movimentações que causem vibrações como, por exemplo, motos, carros ou objetos de arte. Coligando um sensor simples nestes locais, sua movimentação ou a vibração provocada pe1a passagem de uma pessoa faz o disparo do circuito.

Podemos disparar qualquer tipo de aviso externo, inclusive uma sirene de alta potência, uma cigarra ou outros sistemas ligados à rede de energia ou bateria potente.

O sistema tem por característica a utilização de um SCR. Isso significa que, à menor vibração, temos o disparo e mesmo depois que a vibração pára, ainda assim o alarme continua ligado.

Para desligá-lo devemos acionar um interruptor de pressão em paralelo com S2 por uma fração de segundo, ou então desligar a alimentação geral em S1.

O circuito é muito simples de montar e utiliza componentes que podem ser encontrados em nosso mercado. Na figura 1 temos o diagrama completo deste aparelho.

 

Figura 1 – Diagrama completo do aparelho
Figura 1 – Diagrama completo do aparelho

 

A montagem pode ser realizada numa matriz de Contatos, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Montagem numa matriz de contatos
Figura 2 – Montagem numa matriz de contatos

 

O sensor consiste numa argola com um pêndulo, que deve ficar separado, ou seja, sem contato elétrico. Somente quando houver uma vibração ou balanço é que um deve encostar no outro para provocar o disparo. Na figura 3 temos em pormenores a montagem deste sensor.

 

Figura 3 – Montagem do sensor
Figura 3 – Montagem do sensor

 

Os resistores são de 1/8 W e o circuito funciona rá melhor com tensão de alimentação de 12 V, caso em que o relé usado deve ser para esta tensão.

Para um relé de 6 V, devemos prevenir uma queda de tensão de 2 V no SCR. Isso significa que, se houver dificuldade no disparo, devemos aumentar a alimentação para 9 V (acrescentando mais duas pilhas).

Uma característica também importante deste projeto é que, na condição de espera, a corrente consumida é praticamente nula, o que equivale dizer que as pilhas permanecem desligadas, com duração ilimitada; Somente no momento do disparo, quando o relé fecha seus contatos, é que temos o consumo de corrente, mas mesmo assim ele é relativamente baixo em vista das características do relé.

 

SCR - TlC106 -

D1 - 1N4002 ou equivalente - diodo de silício

K1 – micror-relé de 6 ou 12V

S1 - interruptor simples

S2 - interruptor de pressão

B1 – 6 ou 12 V- pilhas comuns

X1 – sensor – ver texto

R1 – 12 k Ω – resistor (marrom, vermelho, laranja)

R2 – 10 k Ω – resistor (marrom, preto, laranja)

 

Diversos:

Ponte de terminais ou matriz de contatos, fios, solda, etc.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Bondade
A bondade é o único investimento que nunca falha. (Goodness is the only investiment that never fails.)
Thoreau (1817 - 1862) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)