Um reostato é um dispositivo que permite controlar a intensidade da corrente que circula num circuito qualquer. Este circuito pode ser uma lâmpada, caso em que teremos o controle de seu brilho, um motor, caso em que teremos o controle de sua velocidade ou um solenóide, caso em que teremos o controle de sua força. O reostato que descrevemos é eletrônico para circuitos de corrente contínua e baixa tensão, com grandes vantagens sobre os tipos comuns.

O que ocorre é que um reostato comum opera como uma resistência em série que varia de acordo com a corrente que deve circular pela carga. O resultado é que, para correntes intensas, o reostato aquece, desperdiçando energia na forma de calor. De fato, um potenciômetro comum pode ser utilizado, mas mesmo com baixas correntes ele pode aquecer muito.

Com este reostato poderemos controlar a velocidade de pequenos motores, brilho de lâmpadas até 12 V com correntes até 1 A ou mesmo um pouco mais.

Na figura 1 temos o circuito bastante simples Em lugar do TIP31 podem ser usados transistores de potência que sejam capazes de controlar correntes de 1 A ou mais como o TIP41 ou mesmo 2N3055.

 

Figura 1- Circuito do reostato
Figura 1- Circuito do reostato

 

Na figura 2 temos o aspecto da montagem numa ponte de terminais.

 

Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais
Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais

 

O transistor Q1 deve ser dotado de radiador de calor. Esse radiador consiste numa chapa de metal dobrada em U, como também pode ser de tipo comercial.

Para a entrada e saída temos dois bornes, mas podem ser usados fios com garras. O potenciômetro deve ser de 1 k, preferivelmente de fio, para maior dissipação. O conjunto pode ser instalado numa caixinha.

Para usá-lo, basta intercalar entre a fonte de alimentação e a carga, conforme mostra a figura 3.

 

Figura 3 - Modo de usar o reostato
Figura 3 - Modo de usar o reostato

 

Movimentando o eixo de P1 deve haver variação da corrente na carga. No caso de uma lâmpada teremos alteração de seu brilho.

 

Q1- TIP31 ou equivalente - transistor NPN de potência

P1 - 1 k - potenciômetro de fio

R1- 100 Ω x 1 W - resistor - marrom, preto, marrom

E, S - bornes isolados

Diversos: radiador de calor para Q1, fios, ponte de terminais, solda, etc.