Neste artigo daremos elementos para o leitor construir um interessante eletroímã simples com o qual se poderá comprovar as ensinamentos da lição teórica correspondente de nosso curso e ainda realizar uma montagem de brinquedo movido à pilhas.

Trata-se de um eletroímã enrolada tomando cama base um prego e um parafuso e que é capaz de atrair pequenos objetos tais como limalha de ferro, pregos pequenos, alfinetes, parafusos, parcas, arruelas, etc.

Para esta montagem, o material usado também não tem nada de especial podendo ser obtida com facilidade. Apenas o fio esmaltada usada no enrolamento do eletroímã pode ser difícil de ser adquirido mas para esta caso damos como opção a seu aproveitamento de um velho transformador:

 

MATERIAL

Conforme dissemos, o material para esta experiência é fácil de ser obtido. O fio esmaltado pode ser retirado de algum velho transformador “queimado", mas que tenha ainda fios em boas condições. Uma verificação no estado do fio que deve estar coberto com uma capa de esmalte brilhante permite que o leitor saiba se ele pode ou não ser usado. O material a ser usado consiste no seguinte:

- 5 à 10 metros de fio esmaltado 26, 28, 30 ou 32.

- 1 prego de pela menos 3 cm de comprimento ou parafuso de igual tamanho.

- 1suporte para 2 ou 4 pilhas de lanterna.

- 1 interruptor de pressão.

1 metro de fio de ligação.

 

O CIRCUITO

Não podemos dizer que haja propriamente um ”circuito" para esta experiência já que simplesmente alimentamos a bobina do eletroímã com as pilhas passando pela interruptor que pode controlar a corrente.

Na figura 1 temos as ligações que devem ser feitas.

 

Figura 1 – O circuito
Figura 1 – O circuito

 

O eletroímã deve ser enrolado da seguinte maneira: sobre a prego ou parafuso deixando uns 20 cm de fio salto, inicie a enrolamento, dando voltas suficientes para encher o preto. Os 5 ou 10 metros usados serão suficientes para se obter uma boa bobina.

Completado o enrolamento da bobina proceda às ligações ao suporte de pilhas e ao interruptor conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Aspecto da montagem
Figura 2 – Aspecto da montagem

 

Para a conexão do fio de cobre esmaltado, raspe a camada de esmalte que o recobre para garantir um bom contacto.

 

A EXPERIENCIA

Estando tudo em perfeita ordem, aproxima o eletroímã de pequenos objetos de metais ferrosos como, por exemplo, alfinetes, pregos, arruela ou parafusos e aperte o interruptor depressão. Imediatamente deve ser notada a força de atração do eletroímã puxando os pequenos objetos.

Soltando o interruptor, a força magnética cessará, deixando então os objetos cair.

Não deixe a corrente circulando por muito tempo, pois a corrente elevada que circula pela bobina não só tende a aquecê-la como também a provocar um desgaste rápido das pilhas.Para reduzir o desgaste das pilhas você pode usar uma resistência limitadora de 15 Ω x 1/2 W que será ligada em série com o eletroímã.

Um brinquedo interessante que pode ser realizado a partir deste eletroímã consiste num pequeno guindaste alimentado por pilhas capaz de erguer pequenos objetos metálicos como pregos, alfinetes, arruelas, etc. Na figura 3 temos uma sugestão de como isso poderia ser feito.

 

Figura 3 – Um guindaste
Figura 3 – Um guindaste