NOSSAS REDES SOCIAIS -

Salto Misterioso (MIN136)

Nesta experiência demonstramos de uma maneira curiosa a conversão de energia elétrica em energia mecânica. Bolinhas de papel são jogadas para cima na conversão da energia, obtida a partir de uma pilha comum.

Na verdade, o ciclo de conversão de energia é maior com a conversão de energia química em elétrica, elétrica em mecânica no alto-falante, jogando bolinhas para cima e também com o estalo audível que é produzido.

Temos ainda o armazenamento de energia elétrica num capacitor, numa etapa intermediária.

 

Funcionamento

No circuito apresentado, a pilha fornece energia elétrica a um capacitor que então se carrega. Quando Sé pressionado, a energia armazenada no capacitor é transferida para o alto-falante por uma forte corrente.

O resultado é o surgimento de uma força que impulsiona o cone do alto-falante, fazendo com que ele lance pelotinhas de papel ou grãos de feijão para cima e ainda produza som.

 

Montagem

Na figura 1 temos o circuito eletrônico usado na experiência.

 

Figura 1
Figura 1

 

Na figura 2 temos o aspecto real da montagem.

 

Figura 2
Figura 2

 

O alto-falante pode ser aproveitado de um velho rádio ou amplificador, sendo apoiado na mesa com o cone para cima. Nele são jogadas bolinhas de papel ou grãos de feijão. O capacitor deve ser de 470 µF ou 1 000 F x 6 V ou mais.

Para S1 usamos um interruptor de pressão, mas na sua falta podemos encostar um fio no outro.

 

Demonstração

Encostando um fio no outro ou pressionandoS1 deve haver um estalido no alto-falante e as bolinhas devem saltar. Se o salto for muito pequeno, inverta as ligações do alto-falante.

* Faça um diagrama do aparelho e explique seu funcionamento

* Explique como funcionam os alto-falantes

 

C1 - 470 µF a 1 000 µF- capacitor eletrolítico

S1 - Interruptor de pressão

R1 - 470 Ω x 1/8 W- resistor - amarelo, violeta, marrom

B1- 4 pilhas pequenas

FTE- alto-falante de 4 ou 8 Ω,

Diversos:

Ponte de terminais, suporte de pilhas, fios, solda, bolinhas de papel, isopor ou grãos de feijão.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Aliana
Em poltica internacional, a unio de dois ladres, com suas mos to profundamente mergulhadas nos bolsos um do outro, que no podem separadamente saquear um terceiro
Amborse Bierce (1842 1914) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)