Com um simples transformador ligado à saída de um amplificador de mais de 5 W é possível fazer com que uma lâmpada fluorescente pequena pisque no ritmo da música.

Ate mesmo lâmpadas fracas que já não funcionam normalmente na rede de energia piscarão no ritmo da música quando usadas neste circuito.

Seu funcionamento é simples: a baixa tensão de saída de áudio de um amplificador, ao ser aplicada ao transformador, aparece como alta tensão no outro enrolamento, acendendo então a lâmpada que piscará nos picos da música.

O transformador usado pode ser qualquer um de 6 a 12 V com corrente de 200 a 500 mA e primário de 110 V ou 220 V.

Para usar este aparelho, entretanto, o leitor deve tomar alguns cuidados especiais para não forçar o amplificador e com isso causar dano ao seu circuito.

Assim, se a saída dos canais for de 4 Ω, devemos usar alto-falantes de 8 mais o circuito indicado. Se for de 2 Ω, devemos usar alto-falantes de 4 mais o circuito indicado.

Veja que, neste circuito, a potência luminosa corresponde a potência sonora que é desenvolvida no alto-falante o que quer dizer que teremos certa perda no volume máximo de som que o amplificador pode dar.

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

  Figura 1 – Diagrama completo do aparelho
Figura 1 – Diagrama completo do aparelho

 

O aspecto final da montagem que não necessita de chassi ou outro elemento de suporte dos componentes é mostrada na figura 2.

 

   Figura 2 – Aspecto da montagem
Figura 2 – Aspecto da montagem

 

O circuito é ligado à saída de qualquer amplificador com potência mínima de 5 W.

Para experimentar o aparelho, basta abrir o volume e verificar o ponto em que a lâmpada começa a piscar.

T1 – Transformador – ver texto

L1- Lâmpada de 5 a 40 W fluorescente

Diversos: fios, solda, terminais de parafuso.