Você já imaginou a possibilidade de ouvir a luz? Que interessantes descobertas você poderia fazer saindo por aí empunhando um ouvido eletrônico capaz de transformar em som a luz visível e até mesmo a luz invisível, como o infravermelho?

É esta possibilidade que lhe damos com um projeto simples que tem por base apenas um circuito integrado e é alimentado por pilhas comuns.

O que temos é um amplificador de áudio e na sua entrada ligamos um sensível fototransistor (de qualquer tipo) que se caracteriza por responder tanto ao espectro visível como também a radiações infravermelhas e mesmo ultravioletas.

Apontando o sensor para uma lâmpada fluorescente, por exemplo, ouviremos o ronco da rede de energia, que faz o gás no seu interior vibrar com uma ionização alternante.

Apontando para uma tela de TV tradicional analógica, ouviremos o som agudo da varredura e das oscilações da imagem e, conjuntamente, o tom grave das mudanças de quadro.

O circuito completo do aparelho para ouvir a luz é mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa placa de circuito impresso.

 

Figura 2
Figura 2

 

O conjunto cabe numa pequena caixa plástica cujas dimensões devem ser escolhidas de acordo com o suporte de pilhas e o pequeno alto-falante de 5 cm ou próximo disso.

Como sensor, podemos usar qualquer fototransistor comum. O alto-falante pé pequeno de 8 Ω e pilhas pequenas alcalinas são indicadas para a alimentação.

O potenciômetro P1 atua como controle de sensibilidade e não é crítico podendo ser usados tipos de 10k a 100k Ω. Para provar o aparelho, basta apontar o sensor para uma lâmpada fluorescente e abrir o volume. Deve haver a reprodução de um ronco.

 

CI-1 - TDA7052 - Circuito integrado

FT - Fototransistor

R1 - 10k Ω - resistor - marrom, preto, laranja

P1 - 1 M Ω - Potenciômetro

C1- 220 µF x 6 V- capacitor eletrolítico

S1 - Interruptor simples

FTE - 8 Ω- alto-falante de 5 cm

B1- 6 V- 4 pilhas pequenas

Diversos:

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios, solda, etc.