NOSSAS REDES SOCIAIS -

O Menor Rádio do Mundo (MIN201)

Este rádio é tão pequeno montá-lo até numa caixa de fósforos. Evidentemente, pela não existência de etapas de amplificação e pela simplicidade do circuito, ele apresenta alguns inconvenientes que bem demonstram as dificuldades encontradas pelos pioneiros do rádio.

A escuta só é possível em fone de ouvido sensível e mesmo assim será preciso usar uma antena bem longa, com pelo menos 10 metros de comprimento. Isso ocorre porque a energia que produz o som nos fones é a própria energia captada pela antena, que deve ser a maior possível.

No entanto, em localidades em que existem estações AM fortes, podemos obter uma boa escuta das estações desde que não estejam muito distantes.

Trata-se, na verdade, de uma versão modernizada dos antigos rádios de galena usados por nossos antepassados nos primeiros tempos do rádio. Nesta versão o cristal de galena é substituído por um diodo de germânio.

Na figura 1 temos o diagrama completo do rádio.

 

Figura 1- Diagrama completo do rádio
Figura 1- Diagrama completo do rádio

 

As garras A e T são ligadas a uma antena e terra. Terra pode ser qualquer objeto de metal grande que tenha contato com o solo. A antena é um fio condutor que pode se encapado, esticado. Na figura 2 temos a montagem do receptor.

 

Figura 2 - Aspecto da Montagem
Figura 2 - Aspecto da Montagem

 

A bobina L1 é formada por 100 voltas de fio esmaltado fio 28 a 30 num tubinho de papelão dentro do qual possa deslizar um pequeno núcleo de ferrite. Este núcleo pode ser obtido de bobinas de FI de rádios antigos. O movimento da ferrite faz a sintonia da estação.

Os capacitores C1, C2 e C3 são cerâmicos e o diodo pode ser o 1N34 ou qualquer equivalente de germânio.

É importante observar que o fone deve ser de cristal ou uma cápsula cerâmica de alta impedância. Os fones comuns em sua maioria, do tipo usado em MP3, walkman e outros aparelhos são de baixa impedância.

Na figura 3 temos a sugestão de montagem numa caixinha pequena.

 

Figura 3 - O rádio pronto
Figura 3 - O rádio pronto

 

 

L1-Bobina - ver texto

D1- 1N34 - diodo de germânio

C1- 10 pF- capacitor cerâmico

C2- 100 pF- capacitor cerâmico

C3- 10 nF- capacitor cerâmico

J1- Jaque para o fone

Diversos: caixa para montagem, bastão de ferrite, fios esmaltado, fone de cristal, etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Paz
Melhor uma paz magra do que uma vitíria gorda. (Better a lean peace than a fat victory.)
Thomaz Fuller - Gnomologia - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)