Eis um interessante projeto para feiras de ciências ou ainda como base para um trabalho escolar, ou ainda uma experiência diferente para os leitores que gostam de pesquisar formas alternativas de energia.

Descrevemos a montagem de um rádio que precisa de apenas 0,5 V para funcionar, tensão essa que pode ser obtida de uma pilha experimental de água e sal, uma célula solar de calculadora ou outros geradores simples.

Evidentemente, quanto maior for a tensão fornecida pelo gerador, maior se4rá a sensibilidade do receptor.

No entanto, como usamos apenas um transistor amplificador, ele só consegue captar as estações próximas ou fortes e mesmo assim, exige o uso de uma boa antena e uma ligação à terra.

O interessante é que este projeto lembra um pouco os antigos rádios de galena, que precisavam de enormes antena para captar o máximo de energia das estações e mesmo assim o som era baixo, exigindo o uso de fones.

Na figura 1 temos o diagrama completo do receptor. Os componentes podem ser soldados numa ponte de terminais, como mostra a figura 2.

 

Diagrama do Diet Radio
Diagrama do Diet Radio

 

 

Montagem em ponte de terminais.
Montagem em ponte de terminais.

 

As bobinas L1 e L2 devem ser enroladas num tubo de papelão, dentro do qual deslizará um bastão de ferrite para a sintonia. L1 consta de 20 espiras de fio esmaltado 28 e L2 por 30 + 70 espiras do mesmo fio. O diodo deve ser de germânio.

O transistor deve ser um PNP de germânio de rádio transistorizado antigo como o 2SB75, 2SB54, etc. O circuito poderá funcionar com um PNP moderno, como o BC558, mas exigirá maior tensão.

O transformador T1 é do tipo de saída encontrado em rádios transistorizados antigos. Pode ser aproveitado de um rádio antigo fora de uso. O alto-falante pode ser de qualquer tipo.

Veja neste site fontes alternativas de energia que podem slimentar este rádio.

Q1- Transistor PNP de germânio

D1 - 1N34 - diodo de germânio

L1, L2- bobinas- ver texto

C1- 100 pF- capacitor cerâmico

C2 - 100 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

C3 - 100 µF - capacitor eletrolítico para 6 V ou mais

T1 - Transformador de saída, ver texto

FTE - 8 Ω - alto-falante pequeno

R1 - 1 M Ω x 1/8 W - resistor - marrom, preto, verde

Diversos:

Ponte de terminais, caixa para montagem, bastão de ferrite, células experimental, fios, solda, etc.