NOSSAS REDES SOCIAIS -

Transmissor Telegráfico de Ondas Curtas (MIN193 )

Este pequeno transmissor pode operar em frequências entre 3 e 7 MHz, emitindo sinais telegráficos para a prática de código Mos ou mesmo comunicações a curtas e médias distâncias. O circuito pode ser alimentado com tensões de 3 a 9 V e, dependendo da antena, seu alcance poderá superar algumas centenas de metros. Trata-se de montagem experimental para os que estudam ou gostam de radiotransmissão.

Conforme podemos ver pelo diagrama, temos um oscilador com o transistor BF494 ou equivalente como o 2N2218, para maior alcance. O resistor de base deve ser obtido experimentalmente entre 2k2 e 10k, escolhendo-se o que resulte em melhor rendimento.

Na figura 1 temos o diagrama completo do transmissor.

 

Figura 1 - Diagrama do transmissor de ondas curtas
Figura 1 - Diagrama do transmissor de ondas curtas

 

A montagem pode ser realizada experimentalmente em matriz de contatos ou ainda em ponte de terminais. Para a ponte de terminais damos a disposição dos componentes na figura 2.

 

Figura 2 - Montagem em ponte de terminais
Figura 2 - Montagem em ponte de terminais

 

As bobinas devem ser enroladas num bastão de ferrite de 1 cm de diâmetro e de 10 a 30 cm de comprimento da seguinte forma:

L1- 30 espiras de fio esmaltado 28 AWG

L2 - 10 espiras do mesmo fio sobre L1

As pontas dos enrolamentos devem ser raspadas os pontos de solda. Se o circuito não funcionar na primeira tentativa, inverta as ligações de uma das bobinas.

A alimentação pode ser feita com pilhas ou fonte. Não recomendamos o uso de bateria de 9 V, pois o consumo é elevado para este tipo de fonte,m causando seu rápido desgaste.

O transistor pode ser o BF494 ou mesmo equivalentes de RF e de média potência como o BD135, 2N2222, etc.

O manipulador pode ser fabricado com duas chapinhas de metal que devem se tocar quando apertarmos o botão. A antena pode ser um fio esticado cujo comprimento pode variar entre 1 e 20 metros. Uma ligação à terra aumentará bastante o rendimento.

Para experimentar e operar o aparelho ligue nas proximidades um rádio de ondas curtas, sintonizando alguma frequência livre entre 3 e 7 MHz. Ajuste CV, um variável de rádio transistorizado, até captar o sinal. Para operar utilize o Código Morse (veja no site).

 

Q1 - BF494 - transistor NPN de RF

M1- Manipulador

L1, L2 - Bobinas - ver texto

R1- 10 k Ω- resistor - marrom, preto, laranja

CV - capacitor variável de rádio de ondas médias

C1- 10 nF- capacitor cerâmico

B1 - 3 a 9 V- fonte ou pilhas

Diversos: suporte de pilhas, bastão de ferrite, antena, ponte de terminais, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Tempo
O tempo é o que o homem sempre tenta matar, mas que o acaba matando. (Time; that which man is always trying to kill, but which ends in killing him.)
Herbert Spencer (1820 - 1903) - Definições - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)